Andebol/Europeu: Quintana, Ferraz e Rui Silva surpreendidos com possível entrada no 'sete ideal'

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 23 jan 2020 (Lusa) - Os jogadores Alfredo Quintana, Rui Silva e João Ferraz manifestaram-se hoje surpreendidos, mas orgulhosos, com a inclusão na lista de 40 candidatos ao 'sete ideal' do Euro2020 de andebol, no qual Portugal está a ter uma participação histórica.

"Não estava à espera, nem sequer sabia que no fim da competição faziam um sete ideal. Significa que foi feito um bom trabalho e que ajudei a equipa", observou Quintana, que foi distinguido duas vezes como o jogador mais valioso, nos jogos com a Bósnia-Herzegovina e a Suécia.

A organização do Europeu, que se disputa pela primeira vez em três países (Áustria, Noruega e Suécia), anunciou hoje a lista de cinco jogadores nomeados em cada posição, num total de 40, com Quintana a ser um dos guarda-redes candidatos, Rui Silva a integrar o quinteto de melhores centrais e João Ferraz o de laterais direitos.

"Só faltava mesmo a seleção, porque a nível de clubes estamos a fazer um percurso na Europa muito bom. E mais tarde ou mais cedo a surpresa iria chegar", observou Quintana, elogiando o contributo de João Ferraz e Rui Silva, que apelidou de "o melhor central do mundo".

Como Quintana não foi o responsável pelas nomeações, Rui Silva admitiu que "sinceramente, não" contava estar entre os cinco melhores centrais, mas manifestou-se "feliz e orgulhoso", por ver o seu "trabalho reconhecido", o que tem um sabor ainda melhor quando é aliado ao "sucesso coletivo".

"Olhávamos para os adversários que defrontámos, na televisão, e ansiávamos que esse dia chegasse, defrontá-los e estar ao mesmo nível deles. Mas temos demasiado respeito por eles, por os considerarmos referências", revelou.

Se Rui Silva não reclama qualquer prémio para si, é perentório em atribuí-lo, desde já, a Quintana: "O que fez neste Europeu foi excecional. Muito daquilo que nos conseguimos deveu-se a ele e temos todos noção disso. Merecia este reconhecimento."

A equipa ideal da competição será calculada com base nos votos dos adeptos, correspondentes a 40% da valoração final, e de um painel de especialistas, que terá um peso de 60%, cabendo aos representantes da Federação Europeia de Andebol (EHF) eleger o Jogador Mais Valioso (MVP) do Euro2020.

João Ferraz também reconheceu que "não estava nada à espera" de entrar na corrida pela distinção de melhor lateral direito da prova, no dia em que a comitiva lusa chegou a Estocolmo, onde no sábado vai defrontar a Alemanha, em jogo de atribuição dos quinto e sexto lugares.

"Claro que temos equipa para ganhar à Alemanha e vamos fazer tudo para isso. Sabemos que é uma seleção extremamente forte, mas também já derrotámos seleções fortes. Viemos para aqui para dar o nosso melhor e tentar o objetivo de ficar acima dos sete primeiros", sustentou João Ferraz.

Portugal já sabe que vai melhorar o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia, que era o ponto alto da participação nacional no Europeu, ao terminar no terceiro lugar do Grupo II da ronda principal, disputado na cidade sueca de Malmö, graças ao triunfo sobre a Hungria, na quarta-feira, por 34-26.

"Vamos discutir o quinto e sexto lugares", assegurou Rui Silva, um dos dois jogadores com problemas musculares entre os 18 convocados, na coxa direita, em conjunto com o pivô Alexis Borges, no braço direito.

RPC (APS) // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.