Autarcas agradados com receptividade de Pires de Lima à ferrovia Aveiro/Salamanca

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 18 nar (Lusa) - A Plataforma A25, constituída pelos presidentes dos municípios de Aveiro, Guarda e Viseu, sublinhou hoje a recetividade do ministro da Economia, Pires de Lima, ao desenvolvimento ferroviário do corredor Aveiro/Salamanca para o transporte de mercadorias.

"A Plataforma A25 regista uma receção positiva do ministro da Economia quanto às prioridades no desenvolvimento do sistema ferroviário e portuário do Centro-Norte, e designadamente no corredor da A25, entre Aveiro-Viseu-Guarda e Vilar Formoso", refere uma nota de imprensa conjunta dos três autarcas.

Ribau Esteves (Aveiro), Álvaro Amaro (Guarda) e Almeida Henriques (Viseu) foram recebidos na segunda-feira, em audiência, pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, com quem debateram o plano de opções de investimentos relativo às infraestruturas de transportes e logística no horizonte 2020.

Os autarcas da Plataforma A25 reiteraram ao ministro da Economia a convicção de que o investimento no comboio de alta velocidade para mercadorias, entre o Porto de Aveiro e Vilar Formoso, "constitui a opção que melhor serve os interesses de competitividade económica nacional e das regiões do Centro e Norte".

Tendo em conta as limitações orçamentais, os autarcas "reiteraram ao ministro da Economia a total disponibilidade de cooperação, no sentido de se encontrarem as opções que permitam acomodar aquelas prioridades ao volume de financiamento".

Vários autarcas e empresários do Norte e Centro do País têm criticado a prioridade do investimento na ligação ferroviária de Sines à fronteira, em alta velocidade para mercadorias, em detrimento da ligação ferroviária a Salamanca, argumentando que mais de 60% das exportações são feitas a norte e precisam do corredor Aveiro/Salamanca, que usam no transporte rodoviário através da A25.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.