Miguel Macedo garante novas leis orgânicas da PSP e GNR "dentro de algum tempo"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, garantiu hoje que as novas leis orgânicas da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) serão aprovadas "dentro de algum tempo", sem precisar uma data concreta.

Na audição na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Miguel Macedo justificou que a revisão das leis orgânicas da PSP e GNR "não estão ainda consumadas por razões diversas", quando, em setembro de 2012, o Governo chegou a admitir que estavam concluídas, como assinalou o deputado do PS Pita Ameixa.

"No ano passado, entendemos que, a determinada altura, fazia sentido esperar a discussão e aprovação do Conselho Estratégico de Defesa. Por isso, fizemos um compasso de espera e espero que, dentro de algum tempo, possamos culminar esse trabalho", justificou o ministro da Administração Interna.

Acompanhado dos secretários de Estado Fernando Alexandre e João Pinho de Almeida, o ministro da Administração Interna sublinhou também que foram feitas "alterações na lei orgânica do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)".

O governante refutou ainda que a reorganização do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP seja realizado por "razões economicistas".

Em resposta ao deputado social-democrata Hugo Velosa, Miguel Macedo referiu que existe "um desequílibrio" no dispositivo da PSP na área metropolitana de Lisboa, exemplificando com "divisões com um grande número de esquadras".

Miguel Macedo, que anunciou estarem "em marcha 40 obras" em instalações da GNR, PSP e SEF, disse que o processo de reorganização se encontra em fase de consulta junto de órgãos autárquicos (câmara municipais e juntas de freguesias).

JOP // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.