Presidente da Câmara Municipal de Penafiel diz que 1ª fase do IC35 já foi adjudicada

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, disse  à Lusa já ter sido adjudicada a primeira fase da construção do IC35, prevendo que a obra possa começar até ao verão.

"Esta notícia é uma prenda de aniversário para Penafiel, que celebra este ano 250 anos de elevação a cidade, e não podia ter vindo em melhor altura. Mais vale tarde do que nunca", comentou o autarca.

Antonino Sousa explicou que se trata do troço de três quilómetros que liga a área urbana da cidade à localidade de Rans.

A obra foi adjudicada por 5,5 milhões de euros e o prazo de execução é de 18 meses, segundo o edil.

Em maio de 2019, Antonino Sousa e o então presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, reuniram-se com o ministro da Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, na sequência de iniciativas populares que reivindicavam a realização da obra.

Em fevereiro de 2019, populares servidos pela EN106 tinham colocado centenas de cruzes brancas nas bermas da estrada, entre Penafiel e Entre-os-Rios, para assinalar as vítimas mortais registadas ao longo de décadas e assim reclamar a urgência da construção do IC35.

O presidente da câmara recordou hoje ter sido "muito crítico com a atuação do atual Governo sobre este assunto", inclusive naquele momento, mas disse agora "reconhecer o trabalho feito pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, além do empenho manifestado pelo presidente da CIM à data, Armando Morisco.

Para Antonino Sousa, "este é, verdadeiramente, o primeiro passo, em concreto, para a construção de uma estrada, muito desejada pela população".

"Esta obra não é do partido A ou B, esta obra é uma obrigação que o país tem para com a região, depois de anos e anos de promessas, de avanços e recuos", acentuou ainda.

O IC35 é uma obra reivindicada há décadas por vários municípios, nomeadamente Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

A futura acessibilidade rodoviária substituirá a congestionada EN 106, ligando Penafiel à localidade de Entre-os-Rios, no sul do concelho.

O troço agora adjudicado atravessará a zona mais urbana de Penafiel em direção a Rans.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.