Câmara de Viseu combate ligações ilegais às rede de água e saneamento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 mar (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, pediu hoje ajuda aos presidentes de juntas de freguesia para a campanha de regularização de ligações ilegais às redes de água e saneamento, que decorre até ao final de abril.

O concelho de Viseu tem 97% de cobertura de água ao domicílio e 94% de saneamento.

"A infraestrutura está feita, mas temos algumas freguesias em que não chega a 40% a taxa de penetração versus habitações, quer no domínio da água, quer do saneamento", lamentou Almeida Henriques (PSD), em declarações aos jornalistas.

Segundo o autarca, mesmo nas freguesias com melhores resultados essa taxa não ultrapassa os 80%, "o que significa que há uma margem de progressão muito grande, face ao investimento que foi feito nas últimas décadas no domínio da água e do saneamento".

Neste âmbito, o município está a desenvolver uma campanha para sensibilizar as pessoas a ligarem-se voluntariamente às redes.

"Passados estes 60 dias que estão a decorrer, com a colaboração dos presidentes de junta, vamos ter de entrar numa fase mais complicada, de aplicar coimas", avisou.

Almeida Henriques contou ter sido alertado pelos presidentes de junta para a necessidade de rever o regulamento de taxas e ligação de água e saneamento.

"Entendemos que é preciso baixar a taxa de ligação, sobretudo para pessoas mais carenciadas. Vamos procurar durante esta campanha já começar a praticar taxas mais baixas para famílias carenciadas", referiu.

Segundo o autarca, em casos devidamente comprovados, pode ser mesmo permitida a isenção de taxas, "para que nenhuma família, pelo facto de estar em situação de carência", deixe de ter água ao domicílio e ligação aos esgotos.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".