Ucrânia: Ninguém na Europa tem nada a ganhar com escalada de posições - Passos Coelho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 18 mar (Lusa) - O primeiro-ministro defendeu hoje, em Berlim, as medidas que a União Europeia tem tomado, com vista a impulsionar o diálogo político entre Rússia e Ucrânia, afirmando que ninguém na Europa teria nada a ganhar com uma escalada de posições.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, após um almoço de trabalho no qual houve oportunidade de "trocar algumas impressões sobre a situação que se vive na Ucrânia", Passos Coelho indicou que Alemanha e Portugal estão "muito de acordo que é indispensável manter portas de diálogo que permitam sempre ter soluções diplomáticas e políticas negociadas".

"Ninguém na Europa teria com certeza nada a ganhar com uma escalada de posições que tornasse ainda mais difícil o diálogo que deve existir entre todas as partes envolvidas. Mas evidentemente que esse dialogo não pode surgir espontaneamente se não houver interesse e vontade das partes envolvidas em sentar-se à mesa", declarou.

Desse ponto de vista, sustentou "as medidas que têm vindo a ser adotadas ao nível da União Europeia podem de certa maneira ajudar a criar as condições necessárias para que esse diálogo possa vir a ter lugar e que a Europa permaneça, como deve permanecer, um espaço de maior prosperidade e de paz".

Na véspera, por ocasião de um Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, em Bruxelas, a UE adotou hoje sanções contra 21 pessoas consideradas como responsáveis pela integração da república autónoma ucraniana da Crimeia na Rússia, no quadro de uma política de sanções progressiva, que os 28 garantem que prosseguirá se, designadamente, a Rússia não alterar as suas posições.

ACC // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.