Ucrânia: Anexação da Crimeia viola direito internacional - Angela Merkel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 18 mar (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou que a anexação da Crimeia pela Rússia, selada hoje com um acordo histórico, é "contra o direito internacional".

"Estamos absolutamente convencidos de que a integração (da Crimeia) na Federação Russa é contra o direito internacional", sublinhou Merkel durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

A dirigente alemã falava pouco depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter assinado um tratado sobre a anexação da península do sul da Ucrânia à Rússia.

"O dito referendo (de domingo, sobre a anexação) é contra o direito internacional, a declaração de independência que foi aceite ontem (segunda-feira) pelo Presidente russo é contra o direito internacional", referiu.

Merkel sublinhou que "as organizações internacionais como o Conselho de Segurança da ONU, a OSCE e o Conselho Europeu" têm o mesmo ponto de vista.

A chanceler considerou, no entanto, que o diálogo com a Rússia deve prosseguir.

"Paralelamente às sanções decididas, vamos privilegiar o diálogo, vamos privilegiar a discussão", insistiu.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje um tratado bilateral de união com o primeiro-ministro da Crimeia, Sergui Aksionov, e outros dirigentes da península, ignorando as sanções ocidentais impostas contra Moscovo.

A república autónoma ucraniana da Crimeia, de população maioritariamente russa, está no centro da tensão entre a Rússia e a Ucrânia desde a destituição, em fevereiro, do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado pró-russo.

As autoridades locais da península autónoma, de população maioritariamente russa, recusaram reconhecer o novo Governo de Kiev e referendaram uma união com a Rússia, apoiada por 96,77% dos votantes.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.