Autoridade Marítima ajuda na limpeza do óleo na serra de Santa Justa em Valongo

Autoridade Marítima ajuda na limpeza do óleo na serra de Santa Justa em Valongo
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhos de prevenção da contaminação com óleo de automóvel das águas da serra de Santa Justa, em Valongo, tiveram, esta terça-feira, a colaboração da Autoridade Marítima, estimando a autarquia que até ao final do dia tenham concluída a tarefa.

Segundo a fonte da câmara do distrito do Porto, os trabalhos foram hoje reforçados com a presença de uma equipa da Autoridade Marítima "a quem a autarquia pediu os meios e os recursos para tentar minimizar os problemas ambientais decorrentes do depósito de óleos de automóvel em duas minas da serra".

Em declarações à Lusa, o comandante da capitania do Porto, Cruz Martins, explicou que o facto de estarem a atuar "fora da sua área de jurisdição" aconteceu por solicitação da autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro.

"Temos a Norte capacidade de combate à poluição por hidrocarbonetos. Temos uma série de meios e pessoal treinado para acorrer a situações de poluição no mar ou em rios", disse Cruz Martins, explicando que a intervenção da equipa destacada "vai verificar-se ao nível da eliminação e recuperação dos óleos depositados no local".

E prosseguiu: "a equipa esteve ontem [segunda-feira] a avaliar a situação e hoje está a fazer a limpeza desses óleos, evitando que através das linhas de águas existente cheguem e contaminem os afluentes do rio Douro".

Segundo Cruz Martins, o óleo está a ser retirado "através da colocação de mantas absorventes de hidrocarbonetos" no interior e no exterior das minas, "acompanhando o curso do ribeiro, também, à superfície", acrescentou à Lusa a fonte da câmara.

O responsável da capitania disse que a câmara estimou "em cerca de 150 litros" a quantidade de óleo, em bidões e derramado, atirado para o Fojo das Pombas e para a G1, na serra de Santa Justa.

A Proteção Civil de Valongo, por seu lado, "lavou as paredes das minas sujas com o óleo", sendo depois a terra para onde este escorreu "recolhida em sacos e transportada para um aterro onde será depositada".

Segundo a Câmara de Valongo "em princípio, a intervenção fica concluída hoje".

A câmara denunciou a 15 de janeiro o depósito ilegal de detritos na serra de Santa Justa, tendo sido detetado no sábado, a poucos metros do Fojo das Pombas, mais detritos num outro acesso a uma das minas da serra.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.