Bloco de Esquerda pede que medalha de mérito da Cidade do Porto atribuída ao marido de Isabel dos Santos seja retirada

| Norte
Porto Canal

José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, anunciou, esta terça-feira, que o partido vai pedir à Assembleia Municipal do Porto que seja retirada a medalha de mérito da cidade, grau ouro, atribuída, em 2015, a Sindika Dokolo, marido da empresária angolana Isabel dos Santos, protagonista do recente caso Luanda Leaks, onde está indiciado que Isabel dos Santos terá desviado mais de 100 milhões de dólares da Sonangol para uma 'offshore' no Dubai.

 

O depuatdo considera que "a cidade do Porto não deve ter nenhum orgulho na medalha atribuída e deve retirar a homenagem que foi feita". José Soeiro refere ainda que o Bloco de Esquerda entende que "não há nenhum mérito em assaltar um povo e em utilizar a promoção da cultura para branquear essa forma de corrupção."

Para o deputado do Bloco de Esquerda "a família de Isabel assaltou o povo angolano e fê-lo com a cumplicidade da elite económica e política em Portugal", por isso, a medalha de mérito da Cidade do Porto atribuída em 2015 a Sindika Dokolo é "uma forma de conivência com esse assalto" e "deve ser retirada", pedido que o partido de José Soeiro fará à Assembleia Municipal do Porto.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.