Ucrânia: Acção da Rússia na Crimeia é "uma usurpação territorial" - Vice-Presidente EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 18 mar (Lusa) -- O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, acusou hoje a Rússia de uma "flagrante violação da lei internacional" na Crimeia, afirmando ainda que a ação de Moscovo naquela península "não é mais do que uma usurpação territorial".

"A Rússia arranjou um conjunto de argumentos para justificar o que não é mais do que uma usurpação territorial", disse Biden, numa intervenção em Varsóvia, Polónia, após o Kremlin ter anunciado a integração da República da Crimeia na Federação Russa.

Na mesma declaração, Biden afirmou que Moscovo fez uma "incursão militar descarada", "impulsionou as tensões étnicas" no território ucraniano e está a fazer "um assalto contínuo à soberania da Ucrânia".

O vice-presidente norte-americano advertiu que se Moscovo "continuar por este caminho" irá enfrentar novas sanções.

"O isolamento político e económico da Rússia só pode aumentar se continuar por este caminho, e [a Rússia] irá assistir, de facto, a novas sanções por parte dos Estados Unidos e da União Europeia (UE)", acrescentou.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje um tratado bilateral de união com o primeiro-ministro da Crimeia, Sergui Aksionov, e outros dirigentes da península, na presença dos membros das duas câmaras do parlamento russo, dos governadores e dos membros do governo russo.

A cerimónia, transmitida pela televisão estatal, seguiu-se ao discurso de Putin sobre a Crimeia, no qual o presidente russo propôs ao Parlamento uma lei para integrar a Crimeia e a cidade de Sebastopol, base da Frota russa do Mar Negro, na Federação Russa.

SCA (MDR) // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.