Tesouro português só consegue amortizar 50 ME da dívida que vence em Outubro de 2015

Tesouro português só consegue amortizar 50 ME da dívida que vence em Outubro de 2015
| Economia
Porto Canal

O Tesouro português só conseguiu hoje amortizar 50 milhões de euros da dívida total de 8,2 mil milhões de euros que tinha para pagar até outubro de 2015.

O instituto que gere a dívida pública (IGCP) foi hoje ao mercado para recomprar uma parte desta linha de Obrigações do Tesouro, naquele que foi o segundo leilão de recompra em menos de um mês.

O rácio de cobertura da operação foi 17,8 vezes e o preço médio da recompra foi de 104,30 euros (a uma taxa cupão de 3,35%).

Comentando a operação do IGCP, o diretor da gestão de ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, considerou que “o montante recomprado é tão pequeno que se torna praticamente irrelevante”.

Após esta operação - que sucede a realizada no final de fevereiro quando o Tesouro português recomprou 1,32 mil milhões de euros em obrigações que tinha para pagar em outubro deste ano e outubro de 2015 - a linha que vence em outubro de 2015 passa a ter um montante total de cerca de 8,15 mil milhões de euros.

“A maior parte dos investidores preferiu ficar de fora deste reembolso antecipado e manter os títulos de dívida, que lhe garantem uma taxa cupão de 3,35%. Quem tem dívida portuguesa não está interessado em desfazer-se dela, até porque não tem outras alternativas de investimento mais apelativas”, disse.

De acordo com o economista, na operação de hoje, o montante foi recomprado a uma taxa (‘yeld’) de 0,58%.

Para Filipe Silva, “o risco/retorno de Portugal, pelo menos no prazo de ano e meio, continua a ter interesse”.

“O preço a que o Estado recomprou é o preço a que esta dívida está no mercado secundário”, acrescentou.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.