Portugal é país da Europa onde mais subiu venda de carros novos em Fevereiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) -- Portugal foi o país da Europa onde a venda de automóveis novos mais aumentou em fevereiro face ao mesmo mês do ano passado, tendo-se registado um crescimento de 40,2%, anunciou hoje a associação europeia ACEA.

De acordo com a Associação de Construtores Automóveis da Europa (ACEA), foram vendidos 10.541 automóveis em Portugal em fevereiro passado, ou seja, cerca de mais três mil do que no mesmo mês de 2013.

Já em janeiro Portugal apresentava um dos maiores crescimentos da Europa, ficando em segundo lugar a seguir à Irlanda. Nos dois primeiros meses do ano, o aumento de vendas de carros novos foi de 36,2%.

No mês passado, o segundo lugar foi ocupado pela Lituânia, com um aumento de 40,1%, e o terceiro pela Polónia, com um crescimento de 35,2%.

No conjunto da União Europeia, o aumento dos registos de matrículas novas ficou-se pelos 8% face a fevereiro do ano passado, sendo que esse foi o sexto mês consecutivo de subidas.

No total, foram vendidos 861.058 novos automóveis no mês passado nos 27 países da União Europeia (com exceção de Malta).

Em termos de grupos automóveis, a alemã Volkswagen vendeu mais 8%, as francesas Renault e PSA Citroen aumentaram 11,7% e 3,6%, respetivamente, as norte-americanas General Motors e Ford cresceram 12,6% e 12,2% e a japonesa Toyota aumentou 16,2%.

PMC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.