Morreu o bispo não reconhecido de Xangai, Joseph Fan Zhongliang

| Mundo
Porto Canal / Agências

Xangai, 18 mar (Lusa) - O jesuíta Joseph Fan Zhongliang, bispo de Xangai não reconhecido oficialmente, morreu naquela cidade chinesa aos 97 anos, depois de 14 anos de prisão domiciliária, informa hoje o portal católico Chinacath.org, não vinculado à oficial Associação Católica Patriótica da China.

A morte de Fan acontece 11 meses depois do falecimento do bispo oficial da capital económica chinesa, Aloysius Jin Luxian, aos 96 anos, em abril de 2013, que também passou 17 anos na prisão por se opor à associação eclesiástica oficial da China, que chegou a presidir.

O falecimento de ambos os religiosos deixa a diocese de Xangai - uma das mais importantes da China - sob pressão para que seja encontrado novo bispo, já que a sucessão está em aberto desde abril passado.

Como sucessor oficial de Jin estava designado o bispo auxiliar Thaddeus Ma Daqin, que tinha sido eleito de comum acordo entre Pequim e o Vaticano, com a mediação precisamente de Jin e Fan.

Mas durante a sua própria cerimónia de ordenação, em julho de 2012, Ma rompeu publicamente com a Associação Católica Patriótica da China, pelo que Pequim retirou-o de funções em dezembro do mesmo ano. Estima-se que Ma tenha ficado retido desde então no seminário católico de Sheshan, nos arredores de Xangai.

Segundo o portal católico chinês, Fan morreu no domingo no seu apartamento, na companhia de vários sacerdotes.

Fan foi designado pelo papa João Paulo II como bispo de Xangai em 2000, mas não foi reconhecido pela igreja oficial chinesa, que depende do Partido Comunista de China (PCCh), que por sua vez controla a República Popular desde a sua fundação em 1949, pelo que desde a sua nomeação esteve submetido a prisão domiciliária.

Jin era o bispo oficial desde 1988 e, embora não tenha contado com a aprovação do Vaticano, conseguiu que o Papa o reconhecesse como sacerdote em 2004.

A China tem entre oito e 12 milhões de católicos, e estima-se que cerca de metade fora da igreja oficial.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.