Rota do avião desaparecido pode ter sido alterada pelo sistema informático

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 18 mar (Lusa) - A rota do avião da Malaysia Airlines desaparecido desde 08 de março pode ter sido alterada através do seu sistema informático e não manualmente, como até agora se apontava, disseram fontes norte-americanas ao diário The New York Times.

O sistema informático de controlo de voo dirige o avião de um ponto para outro seguindo os dados introduzidos antes da descolagem, ainda que neste caso não seja claro o momento da reprogramação da rota - se antes ou depois de o aparelho iniciar viagem, explicaram as fontes.

O facto de a rota poder ter sido alterada através do sistema informático reforça a hipótese de que o desaparecimento do avião se deve a um ato deliberado e coloca as atenções sobre os pilotos do aparelho, na opinião dos investigadores consultados pelo jornal.

As fontes do New York Times consideram improvável que um dos passageiros fosse capaz de mudar a rota através do sistema informático, por se tratar de uma operação de grande complexidade, e apontam como mais plausível a intervenção de um dos pilotos ou tripulantes do aparelho.

O voo MH370 descolou de Kuala Lumpur a 08 de março às 00:41 (16:41 de sexta-feira em Lisboa) e tinha aterragem prevista em Pequim às 06:30 (22:30 de sexta-feira em Lisboa).

O Boeing 777-200 levava combustível suficiente para 7,5 horas de voo e transportava 227 passageiros e uma tripulação de 12 pessoas.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.