Costa sonha com entrada de Portugal no “clube dos produtores de comboios”

| Norte
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, assumiu hoje o “sonho” de ver Portugal entrar para o “clube dos produtores de comboios”, tal como já integra o “clube dos produtores de automóveis”.

“O sonho que todos temos de ter e que temos de ser capazes de transformar em realidade é, daqui a uns anos, podermos dizer que fazemos não só parte do clube dos produtores de automóveis, mas também fazemos parte do clube dos produtores de comboios. Isso é um sonho que temos de conseguir concretizar”, afirmou.

O governante falava na reabertura da oficina da Comboios de Portugal (CP) em Guifões, Matosinhos, no distrito do Porto, encerrada em 2012.

Dizendo que os sonhos começam “muitas vezes assim”, com passos que parecem pequenos, Costa realçou que os passos pequenos são o início de uma “grande caminhada”.

E para conseguir entrar no “clube dos produtores de comboios”, o primeiro-ministro lembrou que o país tem de ser “persistente e não voltar a cometer erros que no passado foram cometidos”.

“E, no futuro, aprendermos com os erros do passado e não termos dúvidas de que a ferrovia tem de estar mesmo no centro das nossas prioridades em termos de infraestruturas, material circulante e crescimento da economia”, vincou.

Costa recordou que há umas décadas Portugal só importava automóveis e que, no ano passado, produziu mais de 300 mil automóveis, sendo a sua grande maioria destinada à exportação, o que permitiu que entrasse pela primeira vez no “clube dos países produtores de automóveis”.

E, por este motivo, o primeiro-ministro revelou o “sonho” de que daqui a 10, 20 ou 30 anos Portugal seja membro dos “países produtores de comboios”.

Assumindo ser uma “ambição difícil”, o primeiro-ministro considerou-a necessária e também uma “grande aposta estratégica” para o país.

Há cinco anos, ressalvou, o Governo do PS definiu que a ferrovia devia ser uma “prioridade” e, por isso, decidiu investir neste setor, mas também na compra de novo material circulante e recuperação de outro que estava parado.

Para justificar a concretização da promessa, António Costa deu como exemplo a recuperação de duas carruagens com um custo de 80 mil euros cada, revelando que se fossem novas custariam 600 a 700 mil euros.

E, desta forma, o Estado gasta menos dinheiro, produz em Portugal e cria emprego, sublinhou.

Seria “absolutamente imperdoável” que o país investisse milhões de euros na importação de material circulante novo e deixasse ao abandono material que já comprou, amortizou e que tem todas as condições de poder ser recuperado e voltar a circular, considerou.

Além disso, Costa disse que esta aposta na ferrovia é “prova de que o combate às alterações climáticas” é uma enorme oportunidade de crescimento da economia.

A reativação da oficina de Guifões foi anunciada no passado verão como parte do plano do Governo para recuperar comboios que tinham sido abandonados, até que chegue, em 2023, a encomenda de 22 novos comboios.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.