Câmara de Valongo denuncia despejo ilegal de detritos na Serra de Santa Justa

Câmara de Valongo denuncia despejo ilegal de detritos na Serra de Santa Justa
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo denunciou, esta quarta-feira, o despejo ilegal de resíduos no Fojo das Pombas, na Serra de Santa Justa, naquele concelho, nomeadamente óleos e pneus, o que indicia provirem da reparação de automóveis.

Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto disse ter encaminhado a situação denunciada por um munícipe para a Brigada de Proteção Ambiental da PSP (BriPA), que registou a ocorrência.

O município começou, entretanto, "a retirada dos resíduos" e a fazer a "descontaminação do local", alertando a população para "o eventual risco de contaminação das águas que abastecem o lavadouro e fontanário do lugar da Ilha, decorrentes do óleo derramado".

O Fojo das Pombas, esclarece o município, "é uma antiga mina de exploração de ouro e integra o maior complexo subterrâneo aurífero romano, albergando espécies de conservação prioritária como o feto 'trichomanes speciosum' e algumas espécies de morcegos".

A autarquia apela à população para que perante situações similares as denunciem, contactando a BriPA, o Serviço de Proteção à Natureza, da GNR, ou a Divisão de Ambiente da Câmara Valongo.

+ notícias: Norte

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Gondomar. Homem com queimaduras graves após contacto com combustível

Um homem com cerca de 40 anos sofreu queimaduras graves na face, membros inferiores e superiores, ao início da tarde desta quarta-feira, na Rua da Felgueira, na freguesia de Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, apurou o Porto Canal.