Info

Câmara de Valongo denuncia despejo ilegal de detritos na Serra de Santa Justa

Câmara de Valongo denuncia despejo ilegal de detritos na Serra de Santa Justa
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo denunciou, esta quarta-feira, o despejo ilegal de resíduos no Fojo das Pombas, na Serra de Santa Justa, naquele concelho, nomeadamente óleos e pneus, o que indicia provirem da reparação de automóveis.

Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto disse ter encaminhado a situação denunciada por um munícipe para a Brigada de Proteção Ambiental da PSP (BriPA), que registou a ocorrência.

O município começou, entretanto, "a retirada dos resíduos" e a fazer a "descontaminação do local", alertando a população para "o eventual risco de contaminação das águas que abastecem o lavadouro e fontanário do lugar da Ilha, decorrentes do óleo derramado".

O Fojo das Pombas, esclarece o município, "é uma antiga mina de exploração de ouro e integra o maior complexo subterrâneo aurífero romano, albergando espécies de conservação prioritária como o feto 'trichomanes speciosum' e algumas espécies de morcegos".

A autarquia apela à população para que perante situações similares as denunciem, contactando a BriPA, o Serviço de Proteção à Natureza, da GNR, ou a Divisão de Ambiente da Câmara Valongo.

+ notícias: Norte

Covid-19: 77 infetados em Vieira do Minho, autarca fala de desvio de testes para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavirus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

Covid-19: Funcionárias de residência sénior da Maia com 14 infetados pedem voluntários

As funcionárias da CliniCuidados, residência sénior da Maia na qual oito idosos e seis auxiliares testaram positivo pela covid-19, estão a apelar a voluntários, prometendo remuneração e material de proteção individual, indicou hoje a responsável da equipa técnica.

Covid-19: Dificuldade em fazer testes no Norte leva doentes a sair de isolamento sem segundo teste

No Norte há doentes dados como curados que não estão a realizar o segundo teste para confirmar o diagnóstico. Uma situação que pode levar a novos contágios.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.