BCE revogou autorização da Orey Financial que vai entrar em liquidação - BdP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jan 2020 (Lusa) -- O Banco Central Europeu (BCE) revogou a autorização para o exercício da atividade da Orey Financial, informou hoje o Banco de Portugal (BdP), acrescentando que a instituição financeira entrará em liquidação.

O regulador e supervisor bancário indicou que a decisão final da revogação foi tomada por Frankfurt no passado sábado, 10 de janeiro, e que pela lei "implica a dissolução e a entrada em liquidação da instituição".

"Desta forma, o Banco de Portugal vai requerer, nos termos da lei, junto do tribunal competente o início da liquidação judicial da Orey Financial", lê-se no comunicado.

Em agosto, o Banco de Portugal apresentou um pedido ao BCE para revogação da autorização da Orey Financial como instituição financeira de crédito, um pedido que -- refere -- teve em conta o facto de a Orey "não captar depósitos de clientes e não ter uma presença significativa no mercado".

Já em novembro, a Sociedade Comercial Orey Antunes (SCOA) requereu a abertura do seu processo especial de revitalização (PER) em tribunal e apontou a existência de créditos de 63,4 milhões de euros sobre a empresa, propondo um perdão de 90% a 95%, dependendo de negociação, e perdão de juros de 100%, relativamente aos perto de 37,451 milhões de euros de créditos comuns.

IM // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.