Info

Irlanda: Confirmada dissolução do parlamento e eleições antecipadas para 08 de fevereiro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 14 jan 2020 (Lusa) - O presidente irlandês, Michael Daniel Higgins, dissolveu hoje o parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas para 08 de fevereiro, a pedido do primeiro-ministro, Leo Varadkar, que alegou que esta é a "altura certa".

"Temos um acordo para o 'Brexit' que garante que não vai haver fronteiras físicas, os direitos dos cidadãos vão ser protegidos e a Área de Circulação Comum [anglo-irlandesa] vai permanecer em vigor. A Assembleia e o Executivo da Irlanda do Norte reuniram-se novamente", explicou Varadkar, num discurso, antes de se deslocar ao palácio presidencial.

No entanto, lembrou que o processo de saída do Reino Unido da União Europeia não está resolvido, pois falta um acordo de comércio livre entre a UE, incluindo a Irlanda, e o Reino Unido, "que proteja empregos, empresas, comunidades rurais e economia".

Políticas para as áreas da saúde, habitação, ambiente e reforma fiscal, vincou, dependem destas negociações, que o governo britânico quer concluir até ao final do ano.

"Há uma janela de oportunidade para a realização de eleições nacionais e a formação de um novo governo antes da próxima reunião do Conselho Europeu, em março, com um mandato forte para se concentrar nessas negociações no verão e no outono", vincou.

Varadkar deslocou-se depois ao palácio presidencial, Áras an Uachtaráin, onde, juntamente com Higgins, formalizou a dissolução do parlamento irlandês (Dáil), iniciando um período máximo de 30 dias para a realização das eleições legislativas.

Varadkar disse, durante o fim de semana, que o acordo entre o Reino Unido e a UE sobre o Brexit, a restauração do governo autónomo na Irlanda do Norte e uma mudança da aritmética no Dáil eram fatores que estava a tomar em consideração.

Desde as eleições de 2016 que o Fine Gael, sem maioria absoluta, governa com base num acordo com o Fianna Fáil, que se comprometeu a abster-se em certas votações, permitindo ao governo aprovar as suas políticas.

As eleições realizam-se pela primeira vez num sábado, em vez de quinta ou sexta-feira, e o Dáil vai ter mais dois assentos, 160, para refletir o crescimento da população.

BM // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Explosão no nordeste de Espanha faz acionar alerta de emergência química

Uma forte explosão originou um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica de Tarragona, para onde foram deslocados os bombeiros da Generalitat da Catalunha e equipas de emergência e fez acionar o alerta de emergência química.

Vírus: Turista chinês é o quarto caso confirmado de coronavírus em França

Paris, 28 jan 2020 (Lusa) -- Um turista chinês octogenário que se encontra "num estado clínico grave" é o quarto caso de contaminação pelo novo coronavírus confirmado em França, divulgou hoje o Diretor-geral de Saúde francês.

Netanyahu congratula-se com plano que estende soberania de Israel

Washington, 28 jan 2020 (Lusa) -- O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, congratulou-se hoje com o plano de paz norte-americano que, disse, reconhece a soberania de Israel sobre o Vale do Jordão e partes da Judeia e Samaria (Cisjordânia).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.