Info

Raptado comerciante na cidade da Beira, Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sofala, Moçambique, 14 jan 2020 (Lusa) - O comerciante Faizel Patel (Beira, Moçambique) foi raptado na noite de segunda-feira no bairro Ponta Gea, província de Sofala, no centro de Moçambique, disse hoje à Lusa a polícia moçambicana.

"Confirmamos que ontem pelas 19:00h (menos duas horas em Lisboa) ocorreu um crime de rapto. O que queremos [agora] é esclarecer o facto e resgatar a vítima", disse o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Sofala, Daniel Macuacua.

Os raptores, em número de quatro, que se faziam transportar numa viatura Toyota "Ractis", portavam uma arma do tipo AK47, quando bloquearam a viatura do empresário, que regressava a casa, após mais uma jornada de trabalho.

O empresário, proprietário da Mutarara Comercial, tentou resistir, mas, em jeito de ameaça, os raptores dispararam e Faizel Patel, de origem indiana, foi forçado a seguir com o grupo, abandonando a sua viatura.

"As linhas operativas já foram ativadas. Está a polícia, o Serviço Nacional de Investigação Criminal e outros, a trabalhar para identificar e neutralizar o referido grupo", avançou o porta-voz da PRM.

Este é o segundo caso de rapto que se regista naquela província em pouco mais de um mês.

A 06 de dezembro, o filho do empresário Hanif Chacha, também do ramo do comércio na Cidade da Beira, foi raptado no bairro das Palmeiras.

Na cidade de Maputo, o filho do empresário Juneide Lalgy, ligado aos transportes de carga, foi sequestrado a 28 de novembro.

Após uma onda de raptos nas principais cidades moçambicanas que começou em 2012, os casos deste tipo de crime reduziram nos últimos anos, o que é associado a uma série de detenções e condenações de pessoas envolvidas nestes delitos.

JYJE // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Explosão no nordeste de Espanha faz acionar alerta de emergência química

Uma forte explosão originou um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica de Tarragona, para onde foram deslocados os bombeiros da Generalitat da Catalunha e equipas de emergência e fez acionar o alerta de emergência química.

Vírus: Turista chinês é o quarto caso confirmado de coronavírus em França

Paris, 28 jan 2020 (Lusa) -- Um turista chinês octogenário que se encontra "num estado clínico grave" é o quarto caso de contaminação pelo novo coronavírus confirmado em França, divulgou hoje o Diretor-geral de Saúde francês.

Netanyahu congratula-se com plano que estende soberania de Israel

Washington, 28 jan 2020 (Lusa) -- O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, congratulou-se hoje com o plano de paz norte-americano que, disse, reconhece a soberania de Israel sobre o Vale do Jordão e partes da Judeia e Samaria (Cisjordânia).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.