Hora do Planeta já tem adesão de 45 cidades portuguesas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mar (Lusa) - A iniciativa Hora do Planeta, para defender a natureza, já tem a adesão de 45 cidades portuguesas que vão apagar as luzes durante uma hora e, em algumas, vai haver uma aula de yoga, disse hoje fonte da organização.

"Já aderiram à edição de 2014 da Hora do Planeta 45 cidades portuguesas que simbolicamente vão desligar [a iluminação de] alguns dos seus monumentos mais emblemáticos, um pouco por todo o país", como Lisboa, Oeiras, Aveiro, Coimbra, Tomar ou Portalegre, disse à agência Lusa Ângela Morgado, da entidade internacional de defesa do ambiente World Wide Fund (WWF).

A iniciativa de apagar as luzes durante uma hora, das 20:30 às 21:30, do último sábado de março foi adotada em centenas de cidades em todo o mundo, que desligam as luzes de edifícios e monumentos. Portugal começou a participar no "apagão" em 2009.

Assinalada a 29 de março, a Hora do Planeta deste ano inclui uma aula de Yoga para todos os que quiserem juntar-se à ação de sensibilização para a necessidade de cuidar da Terra e ter comportamentos sustentáveis.

As chamadas mega aulas, resultado de uma parceria com a Federação Portuguesa de Yoga, vão decorrer em locais emblemáticos de nove cidades e são conduzidas por professores da modalidade.

O custo de participação na "Aula de Yoga pelo Planeta" é de quatro ou sete euros e parte do valor angariado reverterá a favor dos projetos da WWF.

No ano passado, aderiram 90 cidades, "mas, por norma, recebemos muitas adesões nas duas últimas semanas", segundo Ângela Morgado. Por isso, em 2014, espera ainda atingir, pelo menos, igual número, ou seja, um terço do total dos municípios.

Entre os momumentos que estarão "às escuras" a 29 de março estão a Ponte 25 de Abril, o Santuário do Cristo Rei, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, em Lisboa, os palácios da Pena, Monserrate e Castelo dos Mouros, em Sintra, o Palácio do Infantado, em Samora Correia, e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Algumas empresas também aderem à Hora do Planeta, como o centro comercial Amoreiras, em Lisboa, que anunciou hoje que irá apagar as luzes da fachada exterior do edifício.

EA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.