Portugueses têm muito orgulho de o ser, mas devem unir-se mais no combate à pobreza

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mar (Lusa) - Um estudo da Universidade Católica conclui que os portugueses têm muito orgulho de o ser, apesar do modo como funciona a democracia e a economia, e acham que deveriam unir-se mais no combate à pobreza.

O estudo, que é apresentado hoje na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, foi realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, abrangendo 1.142 portugueses residentes no continente, dos 18 aos 49 anos, com os dados a serem recolhidos entre 15 e 17 de fevereiro.

O inquérito, "Perceções sobre a União dos Portugueses", revela que a maioria dos participantes (60%) sente-se muito orgulhosa em ser português, repercutindo-se esse orgulho mais na história, nos feitos científicos/tecnológicos, desportivos e nas artes/literatura, e menos nos feitos económicos, no modo como funciona a democracia, no sistema da segurança social, na influência política de Portugal no mundo, no tratamento justo/igualitário de todos e nas Forças Armadas.

Apesar do sentimento de orgulho, grande parte dos inquiridos considera que os portugueses são "pouco ou nada unidos" (24%) ou "nem muito ou pouco unidos" (32%), com os mais instruídos, com ensino secundário ou superior, a manifestarem que os portugueses são "algo ou muito unidos" (44%).

Segundo o estudo de opinião, os portugueses deveriam unir-se mais no combate à pobreza (54% das respostas de escolha múltipla), na melhoria do sistema de saúde (45%) e na atenuação das desigualdades económicas e sociais (25%).

As características que mais contribuem para unir os portugueses são a solidariedade (59%), o ter laços familiares (48%), falar a mesma língua (42%), o orgulho de ser português (38%) e o desporto (27%).

O 25 de Abril (84%), os Descobrimentos (77%), a libertação de Timor-Leste (59%), mas também o Estado Novo (50%), a Guerra Colonial (39%), a Descolonização (35%) e a intervenção da "troika" (33%) são os acontecimentos que unem "algo ou muito" os portugueses.

A maioria dos inquiridos sente-se "algo ou muito" ligada a Portugal (84%), apesar de apontar que o país devia ter maior transparência política (48%), maior igualdade de direitos (36%) e mais justiça na distribuição de impostos (32%) para que os portugueses agissem mais a favor de causas comuns.

Mesmo assim, de acordo com a sondagem, mais de metade dos participantes (54%) entendem que o envolvimento dos portugueses em causas de interesse comum é "algum ou muito".

O estudo realça que, para os mais jovens e mais escolarizados, os elementos que melhor definem a imagem de Portugal são o sol e a praia e a gastronomia, ao passo que, para os mais velhos e menos escolarizados, são a seleção de futebol, o fado e a bandeira nacional.

A Expo 98 e o Euro 2004 são os eventos mencionados que "traduzem a capacidade de organização coletiva e de mostrar aos outros as qualidades de ser português".

O inquérito, realizado para a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, pretende dar a conhecer as perceções dos portugueses sobre graus e fatores de união, e sobre o grau de envolvimento e ligação a Portugal.

ER //GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados