Governo disponível para discutir aumento do salário mínimo até ao fim do ano

| Política
Porto Canal / Agências

O Governo comprometeu-se hoje com os parceiros sociais a discutir uma estratégia para o período pós-'troika', bem como o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) até ao final do ano.

A informação foi dada aos jornalistas pelas confederações sindicais e patronais, após um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, depois de um encontro de quase três horas na sede do Conselho Económico e Social (CES) para abordar questões relativas ao próximo Conselho Europeu, que se realiza em Bruxelas a 20 e 21 de março.

No entanto, o encontro desta tarde entre Passos Coelho e o líder do PS, António José Seguro, para discutir uma estratégia de saída do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEGF), em maio, dominou a reunião desta manhã com as estruturas sindicais e patronais.

"O senhor primeiro-ministro afirmou perentoriamente que inicia hoje com o líder do principal partido da oposição essa ronda de discussões, que vai fazê-lo com os outros partidos com assento parlamentar e que iria discutir, também com os parceiros sociais, essa matéria do pós-'troika'",afirmou o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP/CEP), António Saraiva.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, enviou na sexta-feira uma carta a António José Seguro, em que convida o líder do PS para se reunirem e analisarem "em conjunto o processo de conclusão do programa de assistência financeira" e para a construção de uma "estratégia de médio prazo".

O secretário-geral do PS será recebido esta tarde em audiência, às 18:45, disse à Lusa fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho.

"A única questão que o primeiro-ministro abordou [sobre esta matéria] foi a reunião de logo à tarde com o PS, e manifestou também a disponibilidade para reunir com os parceiros sociais sobre a estratégia do pós-'troika'", disse o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Relativamente ao ‘pós-troika', "houve um convite feito de forma indireta dizendo que era necessário encontrar soluções para o futuro e que contaria, para isso, com os parceiros sociais. Vamos aguardar", afirmou, por seu turno, a presidente da UGT, Lucinda Dâmaso.

Também o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Viera Lopes, referiu essa intenção de ouvir os parceiros sociais e, sem pretender pôr em causa a vontade do Governo, considerou que "entre a intenção e a concretização vai uma grande distância".

A questão sobre o aumento do SMN também dominou a reunião desta manhã, tendo Passos Coelho transmitido a sua intenção de trazer a matéria à concertação ainda este ano, mas sem data definida, segundo confirmaram a CGTP, a CIP e a CCP.

No entanto, a UGT transmitiu aos jornalistas ter ficado com a ideia de que o aumento do salário mínimo seria discutido até maio, altura prevista para a saída da ‘troika' do país.

"O que foi dito pelo senhor primeiro-ministro em relação ao aumento do SMN e à questão da negociação coletiva foi que, esperaria que até ao final do PAEF fosse possível, em sede de concertação social, abordarmos estas questões, portanto, ficámos com a ideia que seria em abril ou maio", sublinhou Lucinda Dâmaso.

Já Arménio Carlos acentuou que "o primeiro-ministro tentou chutar para a frente o que devia estar resolvido atrás".

O salário mínimo nacional é, atualmente, de 485 euros.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.