Governo aprova reprogramação de encargos para obras na Urgência de Viseu

| País
Porto Canal com Lusa

O Governo aprovou hoje a reprogramação dos encargos relativos ao alargamento e remodelação das instalações da Urgência Polivalente do Centro Hospitalar Tondela Viseu, que há muito é reclamada.

A resolução do Conselho de Ministros "que procede à reprogramação dos encargos relativos ao alargamento e remodelação" daquelas instalações foi aprovada por via eletrónica.

"A revisão destes encargos visa viabilizar uma obra prioritária para a melhoria de resposta na prestação dos cuidados de saúde à população da área de intervenção daquele centro hospitalar", justifica o Conselho de Ministros, em comunicado.

Em dezembro de 2019, a Assembleia Municipal de Viseu tinha decidido convocar os grupos municipais para tomarem iniciativas relativamente à degradação do serviço de urgência.

O presidente da Assembleia Municipal, Mota Faria, considerou que "a questão da urgência tem sido tratada por este Governo de uma forma vergonhosa" e este órgão autárquico não podia ficar de braços cruzados, devendo exigir a prometida ampliação.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse, também na ocasião, que era "desumana a forma como as pessoas são tratadas" naquele serviço.

"As urgências estão adjudicadas há dois anos e meio e, na altura, o ministro das Finanças e a ministra da Saúde não desbloquearam as verbas para a contrapartida nacional", recordou, durante a reunião da Assembleia Municipal.

O autarca acrescentou que, quando as verbas foram finalmente desbloqueadas, "a empresa já não estava interessada em fazer a obra por aquele valor", no entanto, "desde esse momento, até agora, já passaram seis meses".

"Isto é incompetência e falta de consideração para com os viseenses", sublinhou.

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.