Freiras no norte estão a deixar trabalho hospitalar para apoiar irmãs idosas

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 jun (Lusa) -- As vocações femininas estão em crise e já há muitas freiras no norte a abandonar os hospitais em que colaboravam e a regressarem às suas casas religiosas para ajudar as irmãs idosas e acamadas, disse hoje fonte eclesiástica.

"Nos últimos anos, as irmãs religiosas têm recuado às suas próprias casas, porque não têm vocações [suficientes] e porque há muitas freiras velhinhas para ajudar", explicou à Lusa o padre Américo Aguiar, porta-voz da Diocese do Porto.

Há freiras a recuar no Hospital da Ordem da Trindade, no Hospital de Marco de Canaveses e também no Hospital da Ordem da Lapa, enumerou o padre Américo Aguiar, recordando, por exemplo, que das "30 irmãs do Bom Pastor de Ermesinde, 13 estão acamadas".

A falta de vocações femininas vem afetar uma colaboração insubstituível em locais como hospitais, "pela presença 24 horas sob 24 horas e pelo apoio espiritual", reconhece o padre Américo Aguiar.

Segundo o porta-voz da Diocese do Porto "é tudo humanamente muito frágil" e os "exércitos [de freiras] estão a recuar para as suas casas religiosas para socorrerem as suas irmãs freiras", porque as vocações femininas "também estão em crise", à semelhança da crise de vocações de sacerdotes.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Barcelos investe 27 milhões de euros para requalificar seis vias municipais

A Câmara de Barcelos aprovou esta segunda-feira um conjunto de estudos prévios referentes à requalificação de seis vias municipais, no valor de 27 milhões de euros, anunciou a autarquia.