Junta de Freguesia de Vila do Conde ajuda famílias a encontrar um rumo

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 17 de mar (Lusa) - A Junta de Freguesia de Vila do Conde criou uma nova valência social destinada à comunidade, apelidada "Espaço das Famílias", com o intuito de apoiar famílias com problemas diversos, ajudando-as a encontrar soluções e um rumo.

A autarquia vila-condense, cuja área de intervenção abrange toda a área de Caxinas, onde reside uma das maiores comunidades piscatórias do país, entendeu que, pela atual conjuntura socioeconómica, era necessário criar um local de referência que pudesse aconselhar e orientar famílias em dificuldade.

Assim, e tendo como ponto de partida um gabinete já existente de apoio a situações de alcoolismo e toxicodependência, surgiu uma nova vertente, que está em funcionamento na sede da Junta, no centro da cidade, e na delegação de Caxinas, onde predominam as famílias ligadas ao mar e com dificuldades variadas, como sublinhou a presente da Junta de Freguesia, Maria Aguiar.

"O problema é transversal a Vila do Conde, apesar de Caxinas ter uma população com muitos mais problemas. Temos noção que as pessoas têm dificuldades em falar disto", contou a autarca.

Maria Aguiar sublinhou que a crise veio agravar a situação das famílias da região, enumerando alguns dos problemas sentidos.

"A dificuldade maior é a falta de dinheiro, agravada com a situação de desemprego. Isso é causador de situações de conflito, provocando condições muito difíceis de gerir, entre pais e filhos, avós e netos", reforçou a presidente.

Neste novo espaço, que está aberto de segunda a quinta-feira no edifício sede da Junta de Freguesia e à sexta-feira na delegação de Caxinas, o técnico de Ação Social, António Correia, identifica os problemas e tenta ajudar as pessoas na resolução.

"É um processo sigiloso, delicado, e quem o procura são famílias já numa fase em que não conseguem resolver [os problemas] sozinhas, mas acho que só o facto de se ouvir a pessoa ajuda", revelou o técnico responsável pelo Espaço.

O técnico acrescentou que, "neste momento, a procura é essencialmente a sistémica de casal, também relacionado com divórcio e parentalidade".

A atuar como "mediador", António Correia ouve as famílias e os seus problemas, incentivando a comunicação e orientando com sugestões para a resolução do que está menos bem.

"O meu papel é o de envolver as famílias, porque os problemas não são individuais, resultam das interações entre as pessoas", contou o técnico.

Para António Correia, "quando há um problema convém que toda a família esteja presente", para que seja possível, com a sua ajuda, promover a comunicação.

"Na própria família tentamos trazer ao de cima as competências e escolher o melhor para elas", sustentou Correia.

Quanto ao futuro, Maria Aguiar, presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, mostrou-se esperançada no sucesso desta iniciativa.

"A minha expectativa é a de que seja um projeto de sucesso, mesmo sabendo das dificuldades. Se calhar, não vamos solucionar tudo, mas se conseguirmos ajudar alguns já será bom", vincou.

Além do técnico de Ação Social, este "Espaço das Famílias" conta também com o apoio de uma enfermeira. Os interessados podem dirigir-se diretamente à Junta de Freguesia ou procurar informações no portal da Junta na internet. O serviço é gratuito.

JPYG // JAP

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.