Vodafone anuncia acordo para compra da espanhola ONO por 7.200 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 17 mar (Lusa) - A Vodafone anunciou um acordo para a compra da espanhola ONO por um valor total de 7.200 milhões de euros, incluindo dívida e dinheiro, informou a empresa, confirmando noticias que surgiram na semana passada.

Esta operação, que representa 7,5 vezes o EBITDA (resultados operacionais reais antes de provisões, impostos e amortizações) da ONO, é o maior investimento estrangeiro em Espanha desde o início da crise.

A operação terá ainda que esperar pelas autorizações das autoridades de concorrência, devendo estar concluída no terceiro trimestre deste ano.

O grupo britânico refere em comunicado que a compra da ONO representará sinergias de custos no valor de 240 milhões de euro por ano nos primeiros quatro anos, com sinergias em receitas de mil milhões.

Para o conselheiro delegado da Vodafone Vittorio Colao, a "combinação da Vodafone e da ONO cria um líder nas comunicações integradas em Espanha e representa uma atrativa oportunidade de criação de valor".

A empresa destaca que a ONO tem a maior rede de nova geração de Espanha, com 7,2 milhões de lares e serviços e 1,9 milhões de clientes em 3G nas 17 regiões espanholas.

Desde 1998 a ONO investiu na sua rede mais de 7.000 milhões de euros.

Grande parte do capital da ONO (84,3%) é controlada por acionistas internacionais.

ASP // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.