Meo vende participação de 25% na empresa de torres Omtel à Cellnex por 200 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 jan 2020 - A Altice Europe anunciou hoje que a subsidiária Meo vendeu os 25% que detinha na empresa de torres Omtel ao grupo espanhol Cellnex por cerca de 200 milhões de euros.

A venda da posição da Meo, de 25%, faz parte de uma transação em que a Cellnex adquiriu a totalidade da Omtel, a primeira empresa independente de torres de telecomunicações em Portugal, com cerca de 3.000 torres no país.

Em comunicado, a Altice Europe refere que com esta transação inicia "uma parceria de longo prazo com a Cellnex em Portugal".

Em setembro de 2018, na altura da venda da Omtel a um consórcio que incluia a Morgan Stanley Infrastructure Partners e Horizon Equity Partners, a Meo reinvestiu 108,8 milhões de euros para uma participação de 25%.

Também em comunicado, a Cellnex anuncia a chegada a acordo com a Altice Europe e a Belmont Infra Holding's para a compra da totalidade da Omtel por um valor equivalente da empresa de 800 milhões de euros.

"A aquisição contempla igualmente a instalação de 400 novas infraestruturas nos próximos quatro anos", refere a empresa espanhola.

"Tendo em conta a evolução do mercado português e o desenvolvimento da rede 5G, os planos de crescimento da Cellnex estimam que o programa de construção de novas infraestruturas (BTS) poderá ser atualizado com a construção de 350 infraestruturas adicionais até 2027. O investimento estimado para o plano de construção (contratado e previsto) é de 140 milhões de euros", acrescenta o grupo.

Portugal passa a ser o oitavo país da Europa onde a Cellnex opera.

"A Omtel gere um atrativo portefólio de infraestruturas que representam aproximadamente 25% das torres de telecomunicações do mercado português. Os contratos da Omtel com os seus clientes têm uma duração média de 20 anos com períodos adicionais de cinco anos, sendo o principal a Portugal Telecom (Meo)", refere a Cellnex, no comunicado.

ALU // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.