Euro sobe e ultrapassa barreira dos 1,12 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 dez 2019 (Lusa) -- O euro subiu hoje face ao dólar, pela quarta sessão, e ultrapassou a barreira dos 1,12 dólares, no mesmo dia em que a Rússia alertou para o acordo nuclear com o Irão, que corre o risco de "se desmoronar".

Pelas 18:02 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1212 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1180 dólares.

No entanto, o euro caiu em comparação com a libra e com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1189 dólares.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, advertiu hoje que o acordo nuclear do Irão com as grandes potências corre o risco de "se desmoronar" sem o cumprimento dos Estados Unidos e da União Europeia.

O acordo de 2015 entre o Irão e os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia previa o levantamento de sanções contra Teerão em troca de limitações ao seu programa nuclear. Washington retirou-se unilateralmente do pacto em meados de 2018 e restabeleceu duras sanções que impedem a República Islâmica de exportar petróleo.

"Devido à linha destrutiva seguida por Washington, esta importante conquista da diplomacia internacional... corre o risco de se desmoronar", disse Lavrov no final de um encontro em Moscovo com o seu homólogo iraniano, Javad Zarif.

Face às sanções norte-americanas, o Irão tem pressionado os signatários europeus para encontrarem um modo de contrariar o seu impacto na economia iraniana.

Divisas................hoje..............sexta-feira

Euro/dólar............1,1212................. 1,1180

Euro/libra...........0,85472................ 0,85389

Euro/iene.............122,09................. 122,40

Dólar/iene............108,89................. 109,48

PE (PAL) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.