Candidato de última hora à presidência da Colômbia anuncia desistência

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 15 mar (Lusa) -- José Antonio Rocha Cardozo, do Partido Opção Cidadã, retirou, na sexta-feira, o seu nome da lista de candidatos às presidenciais na Colômbia, uma semana depois do surpreendente anúncio de candidatura, informou a autoridade eleitoral.

Rocha Cardozo, que se inscreveu para as presidenciais de 25 de maio pouco antes do fim do prazo legal para o efeito, desistiu, esta sexta-feira, da sua candidatura.

A Opção Cidadã, que foi anteriormente designada de Convergência Cidadã e depois de Partido de Integração Nacional (PIN), é uma força de direita que nas legislativas de domingo conquistou cinco assentos no Senado e outros tantos na Câmara dos Representantes, com 3,68% dos votos totais.

Aída Avella, do partido de esquerda União Patriótica, também retirou a sua candidatura, para se juntar como companheira de Clara López, do Polo Democrático Alternativo (PDA).

Com o encerramento, esta sexta-feira, do prazo para a modificação de candidaturas, o leque de concorrentes à presidência da Colômbia fica reduzido para quatro, havendo apenas mais um pendente de registo num prazo excecional, indica a Efe.

Na corrida presidencial participam, até ao momento, o atual chefe de Estado, Juan Manuel Santos, que procura a reeleição como candidato da coligação Unidade Nacional (Partido da Unidade Nacional,m Liberal e Mudança Radical); Marta Lucía Ramírez (Partido Conservador), Óscar Iván Zuluaga (Centro Democrático) e López (Polo Democrático).

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.