PM da Malásia anuncia conferência de imprensa sobre avião desaparecido

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kuala Lumpur, 15 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, vai dar uma conferência de imprensa hoje sobre os mais recentes desenvolvimentos em torno do desaparecimento, há uma semana, do voo MH370, indicou o seu gabinete.

A conferência de imprensa está marcada para as 13:30 (05:30 em Lisboa), acrescentou o gabinete na sua conta na rede social Twitter.

O Boeing 777 da Malaysian Airlines desapareceu no passado sábado, sem deixar rasto, depois de ter partido de Kuala Lumpur rumo a Pequim, com 239 pessoas a bordo, incluindo 12 tripulantes.

Esta manhã, fonte militar malaia disse à AFP que o avião terá mudado radicalmente a sua rota, continuado a voar durante horas, evitando radares civis.

O mesmo responsável, que falou sob a condição do anonimato, indicou que essa teoria tem como base dados recolhidos por um radar militar.

A pessoa que estava aos comandos do avião "parecia saber muito bem como evitar os radares civis", disse, ao sustentar que tratar-se-á de alguém com muita experiência e com profundo conhecimento das rotas aéreas e das posições dos radares.

"Será forçosamente um piloto experimentado, competente e ativo", declarou o responsável, que participa das operações de busca que se realiza numa vasta zona que vai desde o Mar do Sul da China ao Oceano Índico.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial