Oposição de El Salvador volta a protestar contra "fraude" eleitoral e recorre ao Supremo

| Mundo
Porto Canal / Agências

San Salvador, 15 mar (Lusa) -- A Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), partido da oposição de El Salvador, voltou a protestar, na sexta-feira, nas ruas e apelou ao Supremo para exigir a recontagem "voto a voto" dos resultados das eleições presidenciais de domingo.

Mais de mil membros da ARENA (direita) realizaram uma marcha pacífica até às imediações do hotel de San Salvador, onde o Supremo Tribunal Eleitoral tem montado o seu centro de operações, para reiterar a sua denúncia de "fraude", após a derrota por uma margem mínima.

"Continuamos a exigir que se contem os votos um a um", disse o presidente da ARENA, Jorge Velado, que participou na manifestação com outros dirigentes e deputados do partido da oposição, que levou a cabo idênticas manifestações na terça e quarta-feira.

Paralelamente à marcha, o candidato presidencial do ARENA, Norman Quijano, interpôs diante do Supremo Tribunal de Justiça um recurso com vista à recontagem de cada um dos votos depositados nas urnas.

Ao Ministério Público, foram ainda entregues alegadas privas de "dupla votação" que, segundo o partido da oposição, favoreceram a Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional (FMLN, esquerda), no poder.

O ARENA alega ter "indícios" de, pelo menos, "20 mil votos duplos".

O Supremo Tribunal Eleitoral recusou, na terça-feira, um pedido do ARENA para uma nova contagem 'voto a voto', sob o argumento de que a lei só o permite em casos excecionais, uma vez oficializada a recontagem final.

O escrutínio definitivo da segunda volta das presidenciais ratificou, na quinta-feira, a apertada vantagem, de apenas 0,22 pontos percentuais, de Sánchez Cerén sobre Quijano (50,11% dos votos contra 49,89%), distantes dos quase dez pontos de vantagem que conquistou na primeira volta realizada a 02 de fevereiro.

A autoridade eleitoral espera tratar pelo menos seis recursos interpostos pelo ARENA, incluindo um de nulidade das eleições, para oficializar o resultado final e proclamar o vencedor das presidenciais, o que espera poder fazer na próxima semana.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.