UE pede "respeito" pela autoridade eleitoral e "vontade do povo" de El Salvador

| Mundo
Porto Canal / Agências

San Salvador, 15 mar (Lusa) -- A União Europeia pediu, na sexta-feira, para que se "respeite" a autoridade eleitoral e "a vontade do povo" de El Salvador, manifestada na segunda volta das presidenciais de domingo, cujo resultado dá uma vantagem pequena ao partido no poder.

Em comunicado, a delegação da União Europeia (UE) em El Salvador realça "a maneira eficaz e profissional" como se desenrolou tanto o dia das eleições, como a contagem provisória e definitiva dos votos, reconhecendo também "o contributo dos partidos políticos para a conduta ordenada e pacífica" que pautou as eleições presidenciais.

"Lançamos um apelo aos líderes políticos e demais atores implicados para que respeitem o trabalho destas instituições e a vontade do povo de El Salvador", assinala a UE no comunicado, citado pela agência Efe.

A delegação da UE afirmou ainda confiar "que todas as partes se vão comprometer, com um espírito construtivo e democrático, na procura por políticas que beneficiem todos os salvadorenhos, uma vez proclamado o resultado final do escrutínio.

Por seu lado, a Missão de Observadores Eleitorais da Organização de Estados Americanos (OEA) reiterou, na sexta-feira, o apelo que fez na passada segunda-feira aos "atores políticos" para aguardarem com "tranquilidade" pelo fim do processo eleitoral.

A recontagem final dos resultados da segunda volta das presidenciais ratificou Sánchez Cerén, candidato da Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional (FMLN), no poder, como vencedor, mas com uma vantagem mínima sobre Norman Quijano, da Aliança Republicana Nacionalista (ARENA direita).

De acordo com os dados do Supremo Tribunal Eleitoral, Sánchez Cerén, que também ganhou a primeira volta ainda que com uma vantagem de quase dez pontos, alcançou na segunda 50,11% dos votos contra os 49,89% obtidos por Quijano.

A ARENA denunciou, porém, a existência de "fraude", praticada alegadamente através de "votos duplos", tendo interposto vários recursos junto das autoridades judiciais, bem como realizado marchas de protesto pacíficas junto ao hotel onde o Supremo Tribunal Eleitoral tem montado o seu centro de operações para exigir a recontagem "voto a voto" do escrutínio.

O órgão eleitoral esperar poder declarar os resultados das eleições na próxima semana e proclamar o vencedor, depois de tratar de pelo menos seis dos recursos interpostos pela ARENA, incluindo um de nulidade das eleições presidenciais.

Sánchez Cerén, que é atualmente vice-presidente de El Salvador, considerou, na quinta-feira, já lhe deu o "mandato" para governar o país até 2019.

A FMLN, no poder desde 2009, prevê realizar, este sábado, uma concentração numa praça da capital para festejar a vitória nas urnas, apesar de os resultados não estarem ainda garantidos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.