Ucrânia: Vice-presidente dos EUA viaja para Polónia e Lituânia para debater crise

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 15 mar (Lusa) -- O vice-presidente dos EUA vai viajar para a Polónia e Lituânia, na próxima semana, para discutir com os aliados na região a crise provocada pela intervenção militar russa na península ucraniana da Crimeia, anunciou, na sexta-feira, a Casa Branca.

Joe Biden chegará a região na segunda-feira, dia 17, um dia depois de a república autónoma da Crimeia celebrar o polémico referendo sobre a sua união à Rússia.

O referendo não goza do reconhecimento nem dos Estados Unidos nem dos seus aliados europeus, os quais advertiram a Rússia para a aplicação de sanções no caso de anexar a Crimeia.

Na sua viagem à Polónia e à Lituânia, que termina dia 19, Biden reunir-se-á com os líderes dos dois países e com os da Estónia e da Letónia para estudar com eles uma forma de apoiar a soberania e integridade territorial da Ucrânia no âmbito da crise desencadeada pela intervenção russa na Crimeia.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse, esta sexta-feira, que acredita numa solução diplomática para esta crise, voltando a advertir Moscovo de que haverá "consequências" se "continuar a violar" a soberania da Ucrânia.

As declarações de Obama foram proferidas quase ao mesmo tempo das do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, que disse, em Londres, que a "vontade" do povo da Crimeia -- expressa no referendo de domingo -- deverá ser respeitada, pedindo o apoio da comunidade internacional para uma reforma constitucional na Ucrânia.

Lavrov deu uma conferência de imprensa no final do encontro que manteve, em Londres, com o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, em que reconheceu que "persistem as diferenças" entre Washington e Moscovo sobre a crise ucraniana.

Obama recebeu, na quarta-feira, na Casa Branca, o primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, num encontro em que se mostrou confiante de que poder-se-ia evitar o referendo na Crimeia por via da diplomacia.

A visita de Arseni Yatseniuk à Casa Branca figurou como um sinal de apoio dos Estados Unidos ao novo Governo interino da Ucrânia, cuja legitimidade é rejeitada pela Rússia, com Obama a aproveitar para reiterar que o seu país "não reconhecerá" o resultado do referendo.

Entretanto, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sustentou, na quinta-feira, que se a Rússia não abandonar as suas intenções de anexar a Crimeia, após o referendo, a União Europeia e os Estados Unidos responderão com medidas "muito sérias".

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.