Controlado incêndio que consumiu mais de 8.000 hectares em Cuba

| Mundo
Porto Canal / Agências

Havana, 15 mar (Lusa) -- Um incêndio que consumiu 8.232 hectares de árvores e pastos na região leste de Cuba, foi declarado controlado, esta sexta-feira, após oito dias ativo, informou a imprensa local.

O fogo deflagrou na passada sexta-feira na província de Camagüey, a 530 quilómetros a leste de Havana, alastrando-se rapidamente face a condições climatéricas e ambientais propícias.

Desde o início do ano foram registados nove incêndios em Camagüey.

Cuba encontra-se atualmente sob um "período crítico", dado que é entre 01 de janeiro e 31 de maio que ocorrem mais de 80% dos incêndios florestais, segundo especialistas do Corpo de Guardas Florestais.

Em 2013, foram sinalizados 342 incêndios florestais durante aquele intervalo de tempo, os quais afetaram 3.895 hectares de bosques, causando prejuízos na ordem dos 680.000 dólares (489.700 euros).

Segundo a mesma fonte, citada pela Efe, mais de 90% desses incêndios foram originados por negligência de fumadores ou transeuntes.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.