Dragon Force bate Illiabum e fecha lote de semifinalistas da Taça de basquetebol

Dragon Force bate Illiabum e fecha lote de semifinalistas da Taça de basquetebol
| FC Porto
Porto Canal

A Dragon Force assegurou, na sexta-feira, a última vaga nas meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol, cuja "final a oito" decorre em Fafe, após triunfo sobre o Illiabum, por 66-58.

O embate entre o primeiro e o segundo classificados da Proliga (Illiabum e Dragon Force, respetivamente) teve domínio repartido pelas duas metades, com os líderes a superiorizarem-se na primeira parte - ao intervalo, venciam por 34-24 - e os "dragões" a recuperarem na segunda para triunfarem no final.

Ferran Pedreno liderou a recuperação da turma de Moncho Lopez na segunda parte, acabando por se tornar na figura do jogo, com 18 pontos (todos somados na segunda parte). Já João Fernandes assinou a melhor prestação da equipa de Ílhavo (15 pontos e oito ressaltos).

Depois de um primeiro período equilibrado (15-14), o Illiabum chegou ao intervalo a vencer por dez pontos de diferença, após ter "disparado" no marcador com um parcial de 13-0, entre os 05:57 e os 02:27 minutos para o final do segundo período.

A Dragon Force, após o intervalo, aproximou-se gradualmente da equipa de Ílhavo, e André Bessa, no último lance do terceiro período, colocou, pela primeira vez, a sua equipa em vantagem (47-45).

O último período voltou a ser equilibrado, e a incerteza sobre o vencedor manteve-se até Pedreno, com um triplo, ter dado dez pontos de vantagem ao conjunto do Porto (66-56) e sentenciado a partida.

A Dragon Force vai defrontar o Galitos do Barreiro na segunda meia-final da Taça de Portugal, no sábado, pelas 17:00. Antes, às 15:00, Vitória de Guimarães e Benfica disputam a outra meia-final.

Jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Fafe.

Illiabum - Dragon Force, 58-66.

Ao intervalo: 34-24.

Sob a arbitragem de Sérgio Silva, Pedro Coelho e Pedro Maia, as equipas alinharam e marcaram:

- Illiabum (58): João Covas, Tiago Raimundo (5), Henrique Sicó (7), João Fernandes (15) e Filip Toric (17). Jogaram ainda, João Figueiredo (11), Mário Gonçalves (1), Tiago Almeida, Pedro Soares (2) e Fernando Martins.

Treinador: Pedro Monteiro.

- Dragon Force (66): André Bessa (10), Pedro Bastos (14), Ferran Pedreno (18), João Ribeiro (2) e João Torrié (4). Jogaram ainda, Hugo Sotta (1), Miguel Queiroz (8), Eduardo Guimarães (2), João Gallina, Pedro Figueiredo (2) e João Grosso (5).

Treinador: Moncho López.

Marcha do marcador: 15-14 (primeiro período), 34-24 (intervalo), 45-47 (terceiro período) e 58-66 (resultado final).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.