Estaleiros: Autarca de Viana exige que construção de asfalteiros seja no concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 14 mar (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, exigiu hoje que a construção de dois asfalteiros para a Venezuela decorra nos estaleiros navais do concelho, apesar da mudança da titularidade do contrato, agora anunciada.

"Espero que se mantenham os pressupostos iniciais. Independentemente de ser a Empordef o veículo do contrato, que o objeto não saía de Viana do Castelo, até porque há esse compromisso explícito", afirmou hoje o autarca socialista, recordando as "garantias" nesse sentido do ministério da Defesa e da nova subconcessionária dos estaleiros, o grupo Martifer.

O contrato para a construção destes dois navios, encomendados em 2011 aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) por 128 milhões de euros, vai ser assumido pela Empordef, que passará a gerir a sua execução, disse quinta-feira, no parlamento, o presidente daquela `holding´ estatal.

"Temos perspetivada a transferência do contrato para o grupo Empordef, para uma das sociedades que vá gerir no futuro as diferentes empreitadas para dar materialização ao contrato", afirmou Vicente Ferreira.

Confrontado com a confirmação desta alteração contratual, em negociação desde novembro entre os ENVC, a Empordef e a empresa Petróleos de Venezuela (PDVSA), José Maria Costa quer ver concretizado o "compromisso" que diz ter sido assumido pelo Ministério da Defesa Nacional e pela Martifer na assinatura do contrato de subconcessão dos estaleiros, a 10 de janeiro.

"Estamos atentos ao desenvolvimento do processo", apontou o autarca de Viana do Castelo.

Confrontado pelos deputados, Vicente Ferreira explicou que a liquidação da sociedade ENVC colocou "constrangimentos" à execução do contrato mas "não impedirá" que sejam construídos, recorrendo à subcontratação, nos termos do modelo que está a ser negociado entre os dois Estados.

Ainda assim, o presidente da Empordef admitiu que "não pode garantir" que os asfalteiros serão construídos em Viana do Castelo - no novo subconcessionário -, frisando que "aquilo que está proposto será para construir em Portugal".

Vicente Ferreira afirmou que "é estratégico" para a Empordef e para o Governo português manter a tecnologia e o conhecimento de engenharia de construção naval no âmbito do grupo, que "contratualizará a construção onde for possível fazê-lo".

O administrador disse ainda que as penalidades caso o contrato não se concretize ascendem a 30 milhões de euros, mas afastou essa possibilidade, frisando que as negociações estão neste momento ao "nível das relações entre Estados".

PYJ (SF) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.