PR Guebuza exonera ministro da Defesa, candidato à presidência moçambicana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 14 mar (Lusa) -- O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, exonerou hoje o ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Filipe Nyusi, substituído no cargo pelo vice-ministro do pelouro Alberto Mondlane, indica uma nota enviada à Lusa pela Presidência moçambicana.

Há duas semanas, o comité central da Frelimo elegeu Filipe Nyusi como candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder) às eleições presidenciais de 15 de outubro.

A exoneração do ministro da Defesa moçambicano foi anunciada no dia em que Armando Guebuza iniciou a "Presidência Aberta", que o levará a todas as províncias do país "para agradecimento aos moçambicanos", de acordo com uma nota do gabinete presidencial.

Constitucionalmente, Armando Guebuza está impedido de concorrer a um terceiro mandato à Presidência do país, pelo que a edição deste ano da Presidência Aberta "tem como propósito fazer o balanço da implementação do Programa Quinquenal do Governo".

As visitas vão servir também para "reconhecimento e agradecimento dos governos locais a vários níveis e à população pelo seu contributo na consolidação da Unidade Nacional, refere o mesmo comunicado da Presidência da República enviado à Lusa

Na visita de Armando Guebuza à província de Niassa, no norte do país, onde irá permanecer até dia 20 do corrente mês, o chefe de Estado é acompanhado por diversos ministros e vice-ministros, mas a comitiva não integra Filipe Nyusi.

Em despacho separado, o chefe de Estado moçambicano exonerou também Abdul Razak Noormahomed do cargo de vice-ministro dos Recursos Minerais, nomeando-o governador da província de Cabo Delegado, em substituição de Eliseu Machava, agora secretário-geral da Frelimo.

MMT // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.