Misericórdia oferece à Universidade do Porto exemplar da Constituição em braille

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 mar (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto entregou hoje à Universidade do Porto o primeiro exemplar da "primeira edição" da Constituição da República Portuguesa em braille, numa cerimónia integrada nos 515 anos de existência da Misericórdia portuense.

"Foi um trabalho que demorou dois a três meses a ser concluído, porque foi preciso traduzir para braille o texto constitucional e realizar todo o trabalho de produção inerente (...). Não é um livro simples, são onze livros desenvolvidos com os vários artigos da Constituição da Republica", explicou o provedor António Tavares.

Segundo este responsável, foram ainda elaborados mais dois exemplares, "provavelmente exemplares únicos", que posteriormente serão entregues na Assembleia da República e na Presidência da República.

"A imprensa braille na Santa Casa da Misericórdia do Porto tem 50 anos, foi a primeira a surgir no país", salientou António Tavares, referindo que o Centro Professor Albuquerque e Castro tem como objetivo produzir livros, publicações e outros materiais em Braille, para tornar acessível a informação, cultura e literacia aos invisuais.

O reitor José Marques dos Santos congratulou-se com o facto de a Universidade do Porto ser "a primeira universidade portuguesa a dispor de uma Constituição em braille. Também aqui somos um exemplo e uma referência para o país".

"Preocupam-nos muito os cidadãos com necessidades educativas especiais, temos um gabinete específico para apoiar todos os estudantes nessas circunstâncias, sejam invisuais ou portadores de deficiências auditivas, motoras e outras. Procuramos criar condições para que eles possam ultrapassar essas dificuldades", disse.

Marques dos Santos acrescentou que a cooperação com a Misericórdia do Porto tem vindo a ser "aprofundada", referindo que "têm sido realizadas reuniões para se elaborarem projetos conjuntos em várias áreas".

"Estamos a definir áreas concretas de colaboração, desde o património, história, áreas sociais, voluntariado e de investigação. Há de facto muitas áreas onde é possível realizar cooperação ativa e mutuamente benéfica para as duas instituições", afirmou.

PM // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.