Mergulhadores iniciam imersão para entrar no pesqueiro Santa Ana

Mergulhadores iniciam imersão para entrar no pesqueiro Santa Ana
| Norte
Porto Canal

Equipas de mergulhadores especializados da Guarda Civil espanhol iniciaram, pouco depois das 13:00 (12.00 em Lisboa) de hoje, uma imersão em que tentarão, pela primeira vez, chegar ao interior do pesqueiro português Santa Ana, naufragado nas Astúrias.

A imersão está a ser realizada por dois mergulhadores, especializados em espaços confinados e mergulho técnico do Grupo de Especialistas em Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil.

Esta missão decorre depois de equipas de mergulhadores terem realizado uma primeira imersão que permitiu limpar a entrar na embarcação.

O objetivo é conseguir limpar tanto as imediações do navio, que foi estabilizado com cabos e correntes na quinta-feira, e se encontra em posição vertical num baixio da ilha de Erbosa, a meia milha de Cabo Peñas (Astúrias).

O acesso ao navio, que naufragou na segunda-feira, tem sido dificultado durante toda a semana, devido ao estado do mar e também por causa da instabilidade da embarcação e pelos detritos, incluindo redes de pesca, que tornavam os mergulhos bastante perigosos.

Caso os mergulhadores consigam entrar no navio, é possível que tenham ainda que realizar mais limpeza de objetos.

Será a primeira vez, desde o naufrágio, que se poderá comprovar se os corpos dos seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, estão no interior do navio.

Um amplo dispositivo de meios marítimos e aéreos tem estado na zona do acidente desde segunda-feira e foi reforçado hoje com a participação do avião de reconhecimento SACEMAR 102, que partiu de Santiago de Compostela (Galiza) para realizar buscas à superfície, ao longo de toda a costa asturiana.

O Salvamento Marítimo tem ainda na zona três embarcações - a Concepción Arenal, a Salvamar Rigel e o rebocador Alonso de Chaves - e o helicóptero Helimer 203.

A Guarda Civil apoia as suas equipas especializadas de mergulho com duas embarcações de patrulha, a Río Nalón e Río Miño, e um helicóptero, estando ainda na zona um outro helicóptero dos Bombeiros das Astúrias e uma lancha da Cruz Vermelha.

Com 300 toneladas de peso, o Santa Ana, de 35 metros, naufragou na madrugada de segunda-feira depois de embarrancar num baixio da ilha de Erbosa, a meia milha de Cabo Peñas.

O naufrágio do pesqueiro Santa Ana causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios).

O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida.

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).