Ucrânia: John Kerry chega a Londres para encontro crucial com homólogo russo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 14 mar (Lusa) - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou hoje a Londres para uma missão de 11 horas de discussões sobre a crise na Ucrânia, vista como a última oportunidade face à realização do referendo na Crimeia no domingo.

O chefe da diplomacia norte-americana vai reunir-se com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, num encontro que ocorre 48 horas antes da realização de um referendo na república autónoma ucraniana da Crimeia sobre a possível união da península com a Rússia.

Esta será a quarta vez no intervalo de apenas uma semana que John Kerry e Sergei Lavrov se reúnem para discutir a crise ucraniana, depois dos encontros em Paris e em Roma.

Antes de se reunir com o chefe da diplomacia russo para tentar dissuadir Moscovo de anexar a península, John Kerry vai encontrar-se com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, bem como com o seu homólogo britânico, William Hague.

"Nós vamos apresentar, no quadro de uma Ucrânia unificada e soberana, a melhor oferta possível", disse um alto funcionário do Departamento de Estado norte-americano que viaja com Kerry.

Apesar de vários contactos telefónicos e encontros bilaterais, Kerry e Lavrov ainda não conseguiram alcançar um entendimento sobre uma possível solução diplomática para a Crimeia, cujas autoridades locais não reconhecem o novo Governo de Kiev.

Forças pró-russas assumiram posições estratégicas na Crimeia, território predominantemente habitado por russos, após a destituição do Presidente Viktor Ianukovich no passado dia 22 de fevereiro.

Pouco antes de deixar os Estados Unidos, o secretário de Estado norte-americano reconheceu ser impossível impedir a realização do referendo, organizado pelos autoproclamados líderes da Crimeia.

A atenção do mundo está agora voltada para as movimentações que o Presidente russo, Vladimir Putin, poderá fazer na próxima segunda-feira, o dia seguinte ao plebiscito, numa altura de crescente preocupação face à possibilidade de as suas ambições se estenderem a outras partes da Ucrânia.

DM // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.