Mergulhadores vão fazer cadeia humana subaquática para limpar interior do Santa Ana

Mergulhadores vão fazer cadeia humana subaquática para limpar interior do Santa Ana
| Norte
Porto Canal

Equipas de mergulhadores da Guarda Civil espanhola, especializados em espaços confinados, deverão realizar hoje uma cadeia humana subaquática no interior do pesqueiro português Santa Ana, naufragado nas Astúrias, para limpar os destroços existentes.

"Os mergulhadores entrarão pela proa e depois vão descendo ao longo do navio, limpando os destroços e os objetos que flutuam", explicou à Lusa uma fonte do Salvamento Marítimo espanhol.

"Não há perspetivas sobre quanto tempo pode demorar a operação, porque há muitos detritos e objetos na zona e a operação é complexa", sublinhou.

Depois de várias tentativas, os mergulhadores da Guarda Civil e do Salvamento Marítimo - estão atualmente cerca de 30 a trabalhar nas buscas - conseguiram na tarde de quinta-feira estabilizar a embarcação, o que permitirá aceder hoje ao seu interior.

Será a primeira vez desde o naufrágio, na madrugada de quinta-feira, que se poderá comprovar se os corpos dos seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, estão no interior do navio.

Para isso os mergulhadores tiveram que realizar duas tentativas de estabilizar, com a ajuda de cabos e correntes e o rebocador Alonso de Chaves, o navio, que está agora na vertical, sobre uma greta no fundo marinho.

Em conferência de imprensa em Avilés, nas Astúrias, o capitão da Guarda Civil local, Carlos Martinez, e o diretor de operações do Salvamento Marítimo, Joaquín Maceiras, confirmaram na quinta-feira que o navio ficou numa posição "absolutamente estável" pelo que as equipas poderão entrar "com toda a segurança".

Um amplo dispositivo de meios marítimos e aéreos tem estado na zona do acidente desde segunda-feira e foi reforçado hoje com a participação do avião de reconhecimento SACEMAR 102, que partiu de Santiago de Compostela (Galiza) e está a realizar buscas à superfície, ao longo de toda a costa asturiana.

O Salvamento Marítimo terá ainda na zona três embarcações - a Concepción Arenal, a Salvamar Rigel e o rebocador Alonso de Chaves - e o helicóptero Helimer 203.

A Guarda Civil apoia as suas equipas especializadas de mergulho com duas embarcações de patrulha, a Río Nalón e Río Miño e um helicóptero, estando ainda na zona um outro helicóptero dos Bombeiros das Astúrias e uma lancha da Cruz Vermelha.

Com 300 toneladas de peso, o Santa Ana, de 35 metros, naufragou na madrugada de segunda-feira depois de embarrancar num baixio da ilha de Erbosa, a meia milha de Cabo Peñas.

O naufrágio do pesqueiro Santa Ana, que ocorreu próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios).

O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida.

+ notícias: Norte

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.