Jovem paquistanesa imola-se pelo fogo após libertação de violadores

Jovem paquistanesa imola-se pelo fogo após libertação de violadores
| Mundo
Porto Canal / Agências

Uma jovem morreu hoje em Muzaffargarh, no leste do Paquistão, depois de se ter imolado pelo fogo em protesto contra a saída em liberdade de três homens que a tentaram violar, disse fonte policial à agência Efe.

A jovem, de 17 anos, imolou-se, esta quinta-feira, em frente a uma esquadra do bairro de Bet Mir Hazar, após a libertação sob fiança de três dos cinco homens que a tentaram violar em janeiro, informou Fazal Husein, um agente daquela esquadra.

"Saíram em liberdade porque se tratou de uma tentativa de violação, não de uma agressão consumada", justificou o agente à Efe.

Segundo o jornal Dawn, antes de se imolar pelo fogo, a jovem procurou ajuda junto da ativista Mukhtar Mai, que se tornou num símbolo da luta pelos direitos das mulheres no Paquistão depois de ter levado ao tribunal o grupo de homens que a violou, em 2002, como forma de pagamento de um "crime de honra" do seu irmão.

Mukhtar Mai falou com a polícia de Muzaffargarh para defender a causa da vítima, mas a sua intervenção não foi suficiente para acalmar a jovem que morreu hoje num hospital da vizinha cidade de Multan, com queimaduras em 80% do corpo.

Diversas organizações de defesa dos direitos das mulheres no Paquistão alertam que por detrás dos mil casos de violação denunciados anualmente escondem-se muitos outros, os quais passam despercebidos ou não são sequer denunciados.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.