Detido suspeito de danificar centenas de cópias d' "O diário de Anne Frank" em Tóquio

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 14 mar (Lusa) - A polícia japonesa identificou hoje um homem como o principal suspeito pela destruição de mais de 300 centenas de cópias de o "Diário de Anne Frank" em 38 bibliotecas e livrarias da capital, após uma confissão do próprio.

O suspeito, de 36 anos, foi detido depois de ter sido surpreendido, na quinta-feira, a colocar, sem autorização, cartazes numa das livrarias onde foram encontrados livros destruídos ou danificados.

A polícia de Tóquio ordenou a abertura de um inquérito contra o suspeito, depois de este ter confessado ser o autor do ato de vandalismo e de se terem encontrado páginas arrancadas dos exemplares na sua casa, indicaram fontes da investigação à agência Kyodo.

A lei japonesa permite reter suspeitos por 48 horas. Para prolongar a detenção e iniciar um processo é necessário que existam provas que o relacionem com o delito e que um juiz admitida uma ordem como a emitida hoje pela polícia de Tóquio.

O ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, descreveu, na quinta-feira, o sucedido como algo "verdadeiramente vergonhoso", em conferência de imprensa.

No mês passado, 38 bibliotecas e livrarias de 11 distritos de Tóquio encontraram 306 exemplares do livro com as páginas cortadas ou arrancadas e de outras obras relacionadas com a sua biografia e com o Holocausto.

Depois de conhecido o incidente, a embaixada de Israel no Japão e Casa-Museu de Anne Frank, em Amesterdão, anunciaram a doação de vários milhares de exemplares do livro aos locais afetados.

"O Diário de Anne Frank" foi escrito por uma menina que vivia escondida com a família em Amesterdão durante a ocupação nazi, e que morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945.

O manuscrito foi traduzido em 55 línguas e é considerado um dos relatos mais comoventes do holocausto.

DM (FV) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.