Informação de satélites reforça tese de que avião voou mais cinco horas

Informação de satélites reforça tese de que avião voou mais cinco horas
| Mundo
Porto Canal

Os satélites de comunicação receberam transmissões breves ('pings') e intermitentes do avião da Malaysia Airlines durante quatro ou cinco horas depois de desaparecer do radar, informou, esta quinta-feira, o Wall Street Journal.

Segundo os investigadores norte-americanos consultados pelo diário, o último 'ping' enviado do avião para um dos satélites operados pelo Inmarsat foi emitido a partir de uma altitude "normal" de voo, o que evidencia que, pelo menos, neste momento, estava intacto.

O Wall Street Journal foi o primeiro meio de comunicação social a apontar, esta noite, que o avião pode ter continuado a voar durante horas depois de perder o sinal, uma informação que sustentou, nessa altura, com os dados enviados automaticamente pelos motores do Boeing 777-200, fabricados pela Rolls-Royce.

Contudo, as autoridades malaias desmentem, de momento, essa informação, como deixou claro hoje o ministro da Defesa e titular interino da pasta dos Transportes do país, Hishamudin Husein.

De acordo com o jornal norte-americano, o fabricante do motor recebe automaticamente os dados da altitude e velocidade dos aparelhos, no âmbito dos seus acordos de manutenção com a transportadora.

A leitura das referências do voo MH370 permite supor que o avião voou durante mais quatro ou cinco horas desde que desapareceu dos radares da Malásia, segundo as fontes citadas pelo jornal.

Esse espaço de tempo permitir-lhe-ia percorrer até 2.200 milhas náuticas e alcançar pontos como o Oceano Índico - para onde foram alargadas hoje as buscas -, a fronteira com o Paquistão ou o Mar Arábico, explicaram os mesmos investigadores.

O avião da Malaysia Airlines partiu, na madrugada de sábado, de Kuala Lumpur rumo a Pequim.

A bordo do Boeing 777-200, que transportava combustível para 7,5 horas de voo, seguiam 239 pessoas, incluindo 12 membros da tripulação.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.