Deputados norte-americanos convidam papa Francisco para discurso no Congresso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 14 mar (Lusa) - O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, e a líder da minoria democrata na Câmara, Nancy Pelosi, convidaram, esta quinta-feira, o papa Francisco a proferir um discurso no Congresso norte-americano.

Em comunicados separados, ambos convidam o primeiro pontífice do continente americano a dirigir umas palavras aos deputados se visitar os Estados Unidos, um discurso que, a concretizar-se, figurará como o primeiro proferido por um papa no Congresso.

O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi eleito papa há um ano pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

"Com reverência e admiração, convidei o papa Francisco, como chefe de Estado da Santa Sé e primeiro papa natural da América, a dirigir um discurso numa sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos", afirmou Boehner, num altura em que se assinala o primeiro aniversário da eleição de Francisco como papa.

Nancy Pelosi, que Boehner não mencionou no seu comunicado, juntou-se a este convite numa declaração separada.

Se o papa aceitar o convite tornar-se-á no primeiro pontífice a falar no Congresso dos Estados Unidos, onde se calcula que existam mais de 77 milhões de católicos, cerca de um quarto da população.

O discurso papal poderá proporcionar-se nomeadamente no próximo ano, quando se celebrar, em Filadélfia, o Encontro Mundial das Famílias.

A mais recente visita de um papa aos Estados Unidos teve lugar em abril de 2008, quando Bento XVI - hoje papa emérito - se deslocou às cidades de Washington e a Nova Iorque e foi recebido pelo então Presidente norte-americano, George Bush.

A reunião entre o papa alemão e Bush foi a 25.ª entre um pontífice e um Presidente norte-americano e ocorreu quase nove décadas depois da primeira, em 1919, protagonizada por Bento XV e Woodrow Wilson.

O próximo encontro, o 26.º, deverá ter lugar a 27 de março, altura em que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visita o Vaticano.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.