Buscas por avião da Malaysia Airlines alargadas ao Oceano Índico

Buscas por avião da Malaysia Airlines alargadas ao Oceano Índico
| Mundo
Porto Canal

As autoridades malaias informaram hoje que as buscas pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde sábado, foram alargadas até ao Oceano Índico, a milhares de quilómetros a oeste da última posição do aparelho captada pelos radares.

"Busca estendida. É nosso dever seguir todas as pistas. Devemo-lo às famílias. Não nos renderemos", escreveu o ministro da Defesa e interino dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, na sua conta na rede social Twitter.

O avião da Malaysia Airlines partiu, na madrugada de sábado, de Kuala Lumpur rumo a Pequim, transportando 239 pessoas, incluindo 12 membros da tripulação.

Segundo o Wall Street Journal, investigadores norte-americanos acreditam que o avião pode ter voado até cinco horas rumo ao Oceano Índico, de acordo com dados enviados automaticamente pelos motores da aeronave, fabricado pela Rolls-Royce, numa hipótese desmentida pelo ministro malaio.

Desde que o Boeing 777-200 da Malaysia Airlines desapareceu uma das possibilidades abertas pelas autoridades malaias é a de o avião ter mudado de trajetória, após perder contacto com os radares, seguindo em direção ao Estreito de Malaca.

Contudo, segundo as estimativas dos investigadores citados pelo jornal norte-americano, se o avião esteve no ar mais quatro horas do que as presumidas pôde percorrer 2.200 milhas náuticas (4.075 quilómetros) e chegar até à fronteira com o Paquistão ou ao Mar Arábico.

O Boeing 777-200 transportava combustível para 7,5 horas de voo.

Mais de dez países participam nas operações de busca pelo avião.

Apesar do enorme contingente - de pessoal e de meios -não há qualquer sinal do aparelho ou pistas sobre o seu paradeiro, volvidos seis dias.

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.