Ucrânia: Japão prepara-se para impor sanções económicas à Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 14 mar (Lusa) - O Governo japonês está a preparar eventuais sanções económicas à Rússia pela sua intervenção militar na península ucraniana da Crimeia, informa hoje o jornal Nikkei.

Tóquio, que nos últimos dias tem endurecido as críticas a Moscovo pelo seu papel na crise ucraniana, estuda agora medidas de pressão similares às já adotadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, ainda que, em qualquer caso, venha a atuar com cautela devido às disputas pendentes com a Rússia.

O Governo nipónico "está a considerar todas as opções" e prepara uma lista de eventuais medidas "no caso de decidir ir adiante com as sanções" contra a Rússia, assinalou fonte oficial ao jornal económico japonês.

O país asiático seguiria assim os passos dos Estados Unidos, que restringiram os vistos e congelaram ativos de altos quadros russos e estuda atualmente ampliar estas medidas, bem como da União Europeia, que suspendeu as negociações bilaterais para a liberalização de vistos e de um novo acordo-quadro.

Tanto Washington como Bruxelas anunciaram a sua intenção de ampliar estas medidas de pressão no caso de Moscovo não atuar para acalmar a tensão na crise ucraniana e se continuar a apoiar o referendo sobre a anexação da Crimeia à Rússia, marcado para o próximo domingo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, afirmou na quinta-feira que o Japão "observará o que fazem os outros países e responderá na sequência disso".

Antes, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, tinha afirmado que a incorporação da Crimeia pela Rússia "violaria claramente a Carta das Nações Unidas e os tratados bilaterais entre este país e a Ucrânia" durante una intervenção diante do parlamento nacional.

O máximo responsável pelo Conselho Nacional de Segurança do Japão, Shotaro Yachi, encontra-se desde quarta-feira em Moscovo, com uma delegação japonesa para discutir a situação com o seu homólogo russo, Nikolai Patrushev, entre outros representantes do Executivo russo.

O objetivo do Japão passa por transmitir uma mensagem clara à Rússia, mas sem beliscar as suas relações com este país, devido à disputa territorial latente sobre as ilhas Kuriles (Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai), segundo a imprensa japonesa.

Estas ilhas, ricas em recursos naturais, foram anexadas pela União Soviética no final da II Guerra Mundial, com Moscovo a considerar a sua soberania inquestionável, mas são reclamadas pelo Japão.

DM (PNE) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.