Portugal começa a receber em setembro estudantes de doutoramento argelinos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 mar (Lusa) -- Portugal e a Argélia assinaram hoje um memorando de entendimento para fomentar a colaboração no ensino e investigação, ao abrigo do qual 10 estudantes de doutoramento argelinos virão já em setembro para instituições portuguesas.

"De acordo com as intenções da Argélia, o programa deverá desenvolver-se até chegar a uma centena (de alunos) por ano", disse à agência Lusa o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, no final de uma visita àquele país destinada a aprofundar os termos da colaboração abordada em janeiro, quando recebeu em Portugal o homólogo argelino, Mohamed Mebarki.

O ministro adiantou que as despesas, de alojamento, propinas, e utilização de laboratórios por parte dos estudantes de doutoramento argelinos, serão assumidas pelo Governo argelino.

Nuno Crato iniciou na quarta-feira uma visita oficial à Argélia para o desenvolvimento de relações bilaterais nas áreas do ensino superior, investigação científica e desenvolvimento tecnológico, a convite do ministro argelino do Ensino Superior e da Investigação Científica.

O programa de cooperação que hoje ficou estabelecido passa ainda por identificar, em conjunto com as universidades portuguesas e os centros de investigação, um conjunto de áreas e de laboratórios de excelência em Portugal que sejam "do interesse da parte argelina", indicou Nuno Crato.

"Isto é muito importante porque a colaboração em programas doutorais estabelece colaborações para a vida dos cientistas e fortalece os laços entre as instituições portuguesas e argelinas", declarou.

Pretende-se também uma maior colaboração na área da nanotecnologia: "A Argélia solicitou também uma colaboração formal com o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, em Braga".

Até finais de abril, princípio de maio, será estudada a forma como a essa colaboração mais institucional pode ser feita, mas estão já identificadas áreas de interesse, tanto português como argelino, em aprofundar a cooperação.

No campo da nanotecnologia, áreas de materiais e tratamento de doenças estão entre as prioridades que deverão trazer cientistas argelinos a Portugal.

Na área das ciências biomédicas, há particular interesse no estudo do cancro de forma bilateral. "Aí também foram identificadas instituições e cientistas de parte a parte" para um trabalho de cooperação, que será aprofundado, referiu o ministro.

Está também contemplada a sismologia, considerada uma questão central. "Neste momento torna-se crucial perceber os movimentos tectónicos e os sinais sismográficos dos dois lados do Mediterrâneo", afirmou o ministro.

"A colaboração entre cientistas portugueses, espanhóis, franceses, argelinos e tunisinos, é fundamental", disse Nuno Crato, segundo o qual esta colaboração ainda não está muito desenvolvida da parte argelina e através de Portugal vai conseguir-se que os cientistas argelinos participem nesse "esforço comum".

De acordo com o Ministério da Educação e Ciência, Nuno Crato deslocou-se à Argélia acompanhado por representantes do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, do Laboratório Internacional de Nanotecnologia, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Direção Geral do Ensino Superior.

AH // GC.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.