CGTP diz que Governo sofreu revés com veto do Presidente

CGTP diz que Governo sofreu revés com veto do Presidente
| Política
Porto Canal

A CGTP considerou hoje que o Governo "sofreu um novo revés" com o veto presidencial ao aumento dos descontos para a ADSE, SAD E ADM.

O Presidente da República vetou a proposta legislativa do Governo que procedia ao aumento para 3,5% das contribuições para a ADSE, SAD e ADM a efetuar pelos beneficiários destes subsistemas de saúde.

A CGTP-IN refere em comunicado que esta medida é ilegal porque as contribuições feitas para estes subsistemas de saúde destinam-se a financiar os seus encargos próprios e o aumento "não seria necessário para garantir a sua auto-sustentabilidade".

"O aumento para os 3,5%, com o falso pretexto de financiar os subsistemas, tinha como grande objectivo dar aval à introdução de um novo imposto suportado pelos trabalhadores e pensionistas para reduzir o défice público", considerou a central sindical.

Embora considerasse positivo o veto de Cavaco Silva, para a CGTP esta decisão "constitui mais uma prova da conduta errática do Presidente da República, que vai promulgando, vetando ou mandando para apreciação do Tribunal Constitucional os diplomas que lhe chegam, aparentemente apenas para manter a ilusão de que também discorda das medidas do Governo, aqui e ali, ao mesmo tempo que vai dando o seu completo aval às políticas seguidas, que estão a destruir a nossa economia e a conduzir ao empobrecimento dos cidadãos e do país".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.