Portugal garante duas entradas diretas na 'Champions' de 2021/22

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 12 dez 2019 (Lusa) -- Portugal assegurou hoje que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do 'ranking' de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol de 2021/22.

A eliminação do Krasnodar, que tinha afastado o FC Porto da 'Champions', ditou o prematuro adeus da Rússia, sétima da tabela, à presente edição das taças europeias, pois Zenit, Lokomotiv Moscovo e CSKA Moscovo também já tinham o destino traçado.

Na Liga Europa, os 'carrascos' dos portistas ficaram no terceiro lugar do Grupo C, ao perderem por 3-0 na casa do Getafe, enquanto o CSKA Moscovo já sabe que terminará no quarto e último do H, independentemente do resultado de hoje com o Espanyol.

Por seu lado, o Zenit foi arredado das taças europeias pelo Benfica, que, na terça-feira, venceu por 3-0 os russos, na Luz, e 'atirou-os' para quarto posto do Grupo G, apesar dos sete pontos. O Lokomotiv foi último do Grupo D, com apenas três.

Ao contrário da Rússia, Portugal terá um mínimo de três equipas nos 16 avos de final da Liga Europa, o Benfica, que 'tombou' da 'Champions', o Sporting de Braga e o Sporting, apesar do desaire de hoje por 3-0 no reduto do LASK Linz. O Vitória, que já estava eliminado, venceu o Eintracht, em Frankfurt, por 3-2.

A representação lusa poderá aumentar para quarto equipas, com a inclusão do FC Porto, o que acontecerá se os 'azuis e brancos' vencerem hoje na receção ao Feyenoord ou se empataram com os holandeses e os suíços não ganharem na casa do Rangers.

Com três ou quatro equipas em prova, Portugal tem uma excelente oportunidade para alargar significativamente a vantagem sobre os russos, o que poderá ser importante para as épocas seguintes a 2021/22, já que o 'ranking' é sempre das últimas cinco temporadas.

Na sexta e última jornada da fase de grupos, e quando falta ainda metade da ronda da Liga Europa, Portugal conta 0,8 pontos, face aos triunfos de Benfica e Vitória de Guimarães, enquanto os russos estão a zero, face aos desaires de Zenit, Lokomotiv (0-2 no reduto do Atlético Madrid) e Krasnodar.

Todos os pontos somados (dois por vitória e um por empate) pelas equipas lusas são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), o número de equipas portuguesas que arrancaram para a época 2019/20, enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).

Portugal, que já sabe que em 2020/21 (sétimo nas contas entre 2014/15 a 2018/19) manterá a situação atual -- uma entrada direta na 'Champions' e outra na terceira pré-eliminatória -, selou hoje o sexto posto, recuperando uma segunda entrada direta em 2021/22.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.